A educação especial na perspectiva da educação inclusiva é transformadora para pessoas com deficiência. A escola é onde o indivíduo começa a interagir e socializar com um grupo maior de pessoas além da família, enfrentando regras e rotinas diferentes do ambiente doméstico, tornando a experiência escolar desafiadora. Ao entender que todos são capazes de aprender, independentemente de sua condição, o município de Altinho – PE vem viabilizando a oferta da educação em ambientes acolhedores com acessibilidade arquitetônica e pedagógica, garantindo profissionais capacitados para atuar com esses estudantes e eliminar barreiras atitudinais, físicas e adaptativas, com vistas a ações essenciais para uma educação de qualidade e equitativa. Este estudo utilizou abordagem qualitativa descritiva, conforme a metodologia de Santos (2020), por meio de entrevistas semiestruturadas com professores, gestores e famílias, além de observações em sala de aula. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Educação tem aumentado o número de profissionais especializados e promovido formação continuada para professores, profissionais de apoio escolar, equipes gestoras e coordenadores. Essas iniciativas têm contribuído significativamente para o desenvolvimento escolar e social dos estudantes, cujas necessidades educacionais individuais são respeitadas e atendidas. As habilidades aprendidas na escola são consolidadas em outros contextos sociais, melhorando a qualidade de vida dos estudantes e suas famílias. Lima (2018) reforça a importância dessas iniciativas, mostrando que um ambiente escolar inclusivo fomenta a autonomia e a participação ativa dos estudantes na sociedade. Além disso, o município tem investido em infraestrutura e tecnologia assistiva, tornando o ambiente escolar mais acessível e favorecendo o aprendizado. A integração de práticas pedagógicas inovadoras e a colaboração entre educadores e famílias têm sido fundamentais para o sucesso dessas iniciativas. Dessa forma, a educação inclusiva em Altinho exemplifica um modelo eficaz de inclusão e desenvolvimento educacional, demonstrando como políticas educacionais bem implementadas podem transformar vidas e promover a equidade.