Os campos de estudos da Geografia Física e educação ambiental fornecem subsídios para alcançar a sustentabilidade a partir do conhecimento das fragilidades e potencialidades do meio físico, afim de proporcionar o ordenamento territorial em harmonia com a gestão dos recursos naturais. Nesse sentido o objetivo desta pesquisa é realizar um levamento dos aspectos teóricos para o estudo dos solos no contexto da geografia. A metodologia da presente pesquisa esta caracterizada através de revisão bibliográfica de diversos altores que tratam a respeito do tema interdisciplinar da educação ambiental e os estudos do solo, seu uso e conservação. A discussão teórica começa a partir da concepção dos aspectos naturais dentro do campo de estudos da Geografia que sempre se demonstraram em constante transformação desde os primórdios da sistematização da Geografia enquanto ciência. Posteriormente, são analisadas os aspectos físicos com as características macro morfológicas, necessárias para a análise dos solos (cor, textura, estrutura, consistência, porosidade e distribuição das raízes), destacando a relação entre os resultados macro morfológicos com os nutrientes presentes no solo. Por fim, a caracterização dos parâmetros químicos do solo é destacada e designada através de seus atributos nutricionais que são necessários para o desenvolvimento das plantas. Conclui-se dessa fora que a análise dos fatores teóricos e subsequentemente dos aspectos macro morfológicos e químicos é imprescindível para o estudo do solo e direcionamento da educação ambiental, tendo em vista que os aspectos apresentados são necessários para o uso adequado.