No cenário educativo, a avaliação se destaca como uma prática inerente ao processo de ensino e aprendizagem, uma vez que está presente no contexto escolar de forma imprescindível e assumindo diversas abordagens. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva suscitar uma reflexão acerca do processo de avaliação da aprendizagem no contexto do laboratório de redação de uma escola pública de Ensino Médio, localizada na cidade de Fortaleza-Ceará, a partir dos enfoques do Documento Curricular Referencial do Ceará para o Ensino Médio (DCRCEM), das concepções que permeiam o processo avaliativo e da contribuição da avaliação para a aprendizagem dos alunos. A abordagem metodológica utilizada tem caráter descritivo e reflexivo, uma vez que consiste em um relato de experiência, resultado de um levantamento bibliográfico – a partir das perspectivas de Freire (2016), Perrenoud (1999), Anijovich y Cappelletti (2017) e Celman (1998), dentre outros –, e de observação da prática no laboratório de redação ao longo do ano de 2023 – no atendimento aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, com o intuito de prepará-los para alcançarem um bom resultado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, assim, conquistarem uma nota que os permitisse ingressar no Ensino Superior de qualquer Universidade Pública Federal do país. Tal relato resultou da inquietação das autoras a partir das discussões promovidas nas aulas da disciplina “Avaliação” – ministrada em julho de 2023, na Universidade Nacional de Rosário (UNR), na Argentina –, e revelou a importância de se discutir essa temática no ambiente escolar, de modo a identificar os desafios e mudar um pouco a rota para alcançar novos objetivos, reorientando práticas e fornecendo aos alunos as ferramentas necessárias para a promoção de uma aprendizagem mais reflexiva, significativa e emancipadora.