Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESTUDOS ÉTNICO-RACIAIS PARA PROFESSORES(AS) DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O relato trata acerca da experiência vivida durante a aplicação do I Curso de Formação Continuada em Estudos Étnico-Raciais para professores da rede básica do município de Crateús, Ceará. O curso foi uma proposta vencedora do 4º Prêmio de Pesquisa e Inovação do IFCE Campus Crateús, com aplicação nos meses de Abril a Junho de 2024. Para pleno cumprimento do que as leis 10.639/03 e 11.645/08 propõem, a formação de professores deve abordar de forma ativa a questão etnico-racial, porém sabe-se que muitas vezes tal abordagem no ensino superior não é possível, gerando um déficit da temática na formação inicial dos professores(as), neste sentido foi pensando um curso que viesse a ofertar essa formação continuada aos professores(as) do município de Crateús. O curso propõe estudos acerca das relações étnico-raciais como; as concepções de racismo, a cultura afro-brasileira e indigena, dentre outros conteúdos estudados. O referencial teórico apoiou-se em estudiosos que tratam sobre a importância da formação continuada e dos estudos étnico-raciais como; Manacorda (1989), Negreiros (2017), e Silva (1999). A metodologia escolhida para aplicação se deu em estudos teóricos acerca das temáticas, rodas de conversas, visitas às comunidades indígenas e quilombolas, e que os participantes elaborem projetos voltados para que se conheça/reconheça as identidades culturais étnico-raciais e suas contribuições à sociedade, visando potencializar os debates acerca dos temas, que poderão ser aplicados dentro das escolas. Como resultados obteve-se a inscrição de 50 professores(as), sendo inicialmente ofertado apenas 35 vagas, o que demonstra o interesse destes na formação continuada em estudos étnico-raciais. Espera-se que ao final do curso, os professores(as) contemplados possam exercer de forma mais ampla suas disciplinas com a contribuição do ensino das relações étnico-raciais dentro das escolas, além de poderem contribuir com o debate fora delas.

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