Este estudo investiga como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a autorregulação podem melhorar o aprendizado de Geografia no nono ano. O objetivo é desenvolver uma sequência didática para os anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia é qualitativa, baseada em Gatti e André (2013), e possui quatro etapas. Primeiro, uma pesquisa bibliográfica identifica dificuldades como desconexão com a realidade dos alunos, falta de recursos didáticos, métodos tradicionais, baixa motivação, dificuldades na interpretação de dados, complexidade dos conteúdos e desigualdade no acesso a tecnologias (Araújo e Viana, 2022; Souza e Ascenção, 2023). Na segunda etapa, desenvolve-se uma sequência didática que integra tecnologias digitais, seguindo o modelo de Arantes (2022), para engajar os alunos e facilitar a compreensão dos conceitos geográficos. A terceira etapa consiste na criação de um E-book que servirá como guia prático para educadores, com descrições das ferramentas digitais e estratégias pedagógicas. A última etapa envolve a avaliação dos alunos por meio de questionários analisados por Tematização (Fontoura, 2011), medindo a eficácia da sequência didática e a satisfação dos alunos. A pesquisa visa tornar a educação em Geografia mais dinâmica e personalizada, permitindo explorações imersivas e interativas, além de adaptar o ensino a diferentes estilos de aprendizagem. Espera-se que essa abordagem torne o ensino mais acessível e relevante para o século XXI.