INOVAÇÕES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114428 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7926 "inscrito_id" => 19124 "titulo" => "INOVAÇÕES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo investiga como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a autorregulação podem melhorar o aprendizado de Geografia no nono ano. O objetivo é desenvolver uma sequência didática para os anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia é qualitativa, baseada em Gatti e André (2013), e possui quatro etapas. Primeiro, uma pesquisa bibliográfica identifica dificuldades como desconexão com a realidade dos alunos, falta de recursos didáticos, métodos tradicionais, baixa motivação, dificuldades na interpretação de dados, complexidade dos conteúdos e desigualdade no acesso a tecnologias (Araújo e Viana, 2022; Souza e Ascenção, 2023). Na segunda etapa, desenvolve-se uma sequência didática que integra tecnologias digitais, seguindo o modelo de Arantes (2022), para engajar os alunos e facilitar a compreensão dos conceitos geográficos. A terceira etapa consiste na criação de um E-book que servirá como guia prático para educadores, com descrições das ferramentas digitais e estratégias pedagógicas. A última etapa envolve a avaliação dos alunos por meio de questionários analisados por Tematização (Fontoura, 2011), medindo a eficácia da sequência didática e a satisfação dos alunos. A pesquisa visa tornar a educação em Geografia mais dinâmica e personalizada, permitindo explorações imersivas e interativas, além de adaptar o ensino a diferentes estilos de aprendizagem. Espera-se que essa abordagem torne o ensino mais acessível e relevante para o século XXI." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19124_TB7926_03082024221957.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME GOMES" "autor_email" => "guilherme.paratex@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA (UNICARIOCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114428 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7926 "inscrito_id" => 19124 "titulo" => "INOVAÇÕES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este estudo investiga como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a autorregulação podem melhorar o aprendizado de Geografia no nono ano. O objetivo é desenvolver uma sequência didática para os anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia é qualitativa, baseada em Gatti e André (2013), e possui quatro etapas. Primeiro, uma pesquisa bibliográfica identifica dificuldades como desconexão com a realidade dos alunos, falta de recursos didáticos, métodos tradicionais, baixa motivação, dificuldades na interpretação de dados, complexidade dos conteúdos e desigualdade no acesso a tecnologias (Araújo e Viana, 2022; Souza e Ascenção, 2023). Na segunda etapa, desenvolve-se uma sequência didática que integra tecnologias digitais, seguindo o modelo de Arantes (2022), para engajar os alunos e facilitar a compreensão dos conceitos geográficos. A terceira etapa consiste na criação de um E-book que servirá como guia prático para educadores, com descrições das ferramentas digitais e estratégias pedagógicas. A última etapa envolve a avaliação dos alunos por meio de questionários analisados por Tematização (Fontoura, 2011), medindo a eficácia da sequência didática e a satisfação dos alunos. A pesquisa visa tornar a educação em Geografia mais dinâmica e personalizada, permitindo explorações imersivas e interativas, além de adaptar o ensino a diferentes estilos de aprendizagem. Espera-se que essa abordagem torne o ensino mais acessível e relevante para o século XXI." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19124_TB7926_03082024221957.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME GOMES" "autor_email" => "guilherme.paratex@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA (UNICARIOCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }