Histórico-Crítica (PHC), delineando suas semelhanças e diferenças fundamentais. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica, embasada nos estudos conduzidos na disciplina "Tópicos em Políticas Educacionais: Pedagogias Críticas", oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com enfoque na obra de Dermeval Saviani e a PHC, a qual serviu como motivação para a elaboração deste trabalho, bem como textos que abordam a Educação Popular. O estudo identificou pontos de convergência entre ambas as abordagens, reconhecendo o potencial colaborativo para a emancipação das camadas populares por meio da educação. Os resultados obtidos destacam a importância de uma abordagem educacional dinâmica e integrada, que valorize tanto os saberes populares quanto os eruditos, contribuindo para uma compreensão mais abrangente da realidade e fomentando a justiça social. A colaboração entre a PHC e a Educação Popular, além de respeitar suas particularidades, reconhece a possibilidade de colaboração para o desenvolvimento de práticas educacionais mais eficazes e socialmente pertinentes. Essa articulação não apenas promove uma educação mais inclusiva, mas também alimenta uma visão crítica e transformadora do papel da educação na sociedade. Ao integrar elementos dessas duas perspectivas, é possível potencializar os esforços para a construção de um ambiente educacional mais democrático e emancipatório.