O presente estudo tem por objetivo analisar as práticas de letramento literário em uma turma de nono ano do ensino fundamental, em uma escola da rede federal, no estado de Minas Gerais. A escola investigada possui notável desempenho quanto à valorização da cultura escrita e o desenvolvimento de ações pedagógicas que envolvam o exercício da leitura de literatura. Assim, a instituição promove a difusão da literatura como um direito inalienável dos estudantes, estabelecendo princípios que repercutem além das fronteiras do ambiente escolar. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa busca conhecer o desenvolvimento das práticas relacionadas ao exercício da leitura de literatura e valorização da cultura escrita desenvolvidas nesse contexto, e relacioná-las à democratização do conhecimento por meio do acesso à literatura. A metodologia baseia-se em observações realizadas em sala de aula e em entrevistas com alunos e professores. Os dados gerados estarão sendo examinados sob a perspectiva teórica que considera a leitura como um elemento unificador entre os seres humanos. Assim, os pressupostos de Paulo Freire e de Antonio Candido serão o pano de fundo para a análise desse estudo, que tem como objetivo propagar a importância da cultura escrita nos diversos contextos, dando ênfase na atuação da escola. Os resultados preliminares apontam para o papel fundamental do professor como propagador da importância da cultura escrita nas práticas escolares e no envolvimento da comunidade escolar nesse processo.