Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SE LIGA NAS NOVAS TECNOLOGIAS: O CONTINENTE AFRICANO EM POESIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114425
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7922
    "inscrito_id" => 20182
    "titulo" => "SE LIGA NAS NOVAS TECNOLOGIAS: O CONTINENTE AFRICANO EM POESIAS"
    "resumo" => "Este trabalho relata a experiência de um projeto interdisciplinar desenvolvido numa turma de correção de fluxo da rede municipal do Recife, composta por oito estudantes entre 9 e 11 anos, não alfabetizados. A passividade nos momentos de leitura e escrita foi observada nos primeiros contatos com o grupo. Porém, nas contações de histórias percebeu-se a curiosidade pela África. Nos momentos de acolhida o uso dos tablets era um sucesso. Unindo esses interesses foram realizadas atividades visando oportunizar o acesso às novas tecnologias e às informações sobre o continente africano, destacando a cultura afro-brasileira sob um olhar poético, que suplanta a ideia de palavra como mero conjunto de letras. O gênero preferido da turma, o poema, foi escolhido como forma de registro das aprendizagens por proporcionar a coragem de brincar com as palavras e o prazer com as rimas e ritmos. A linguagem poética, por propiciar um contato com formas mais livres de expressão oral e escrita, ampliou diversos conhecimentos acerca do vocabulário, além de estimular a sensibilidade e interesse para criar textos, colaborando ainda para a elevação da autoestima das crianças. Os educandos redimensionaram seus conceitos de palavra, atribuindo-lhe um novo olhar, voltado para o sentimento e à subjetividade presentes nos vocábulos suplantando. A descoberta de que celulares e tablets podem nos ajudar nas aprendizagens em sala de aula foi estimulante para todos. Conhecer a cultura africana e divulgá-la de criança para criança, por meio de textos autorais, fez a turma tomar gosto pela produção e difusão de conhecimento. Os produtos finais foram um livro em versão digital e física, com exemplares impressos pela Editora Imeph para distribuição na comunidade escolar, e uma animação. O projeto foi vencedor estadual do 12º Prêmio Professores do Brasil na categoria ciclo de alfabetização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20182_TB7922_12102024114008.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIE SENA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATHALIE"
    "autor_email" => "liesena1@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114425
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7922
    "inscrito_id" => 20182
    "titulo" => "SE LIGA NAS NOVAS TECNOLOGIAS: O CONTINENTE AFRICANO EM POESIAS"
    "resumo" => "Este trabalho relata a experiência de um projeto interdisciplinar desenvolvido numa turma de correção de fluxo da rede municipal do Recife, composta por oito estudantes entre 9 e 11 anos, não alfabetizados. A passividade nos momentos de leitura e escrita foi observada nos primeiros contatos com o grupo. Porém, nas contações de histórias percebeu-se a curiosidade pela África. Nos momentos de acolhida o uso dos tablets era um sucesso. Unindo esses interesses foram realizadas atividades visando oportunizar o acesso às novas tecnologias e às informações sobre o continente africano, destacando a cultura afro-brasileira sob um olhar poético, que suplanta a ideia de palavra como mero conjunto de letras. O gênero preferido da turma, o poema, foi escolhido como forma de registro das aprendizagens por proporcionar a coragem de brincar com as palavras e o prazer com as rimas e ritmos. A linguagem poética, por propiciar um contato com formas mais livres de expressão oral e escrita, ampliou diversos conhecimentos acerca do vocabulário, além de estimular a sensibilidade e interesse para criar textos, colaborando ainda para a elevação da autoestima das crianças. Os educandos redimensionaram seus conceitos de palavra, atribuindo-lhe um novo olhar, voltado para o sentimento e à subjetividade presentes nos vocábulos suplantando. A descoberta de que celulares e tablets podem nos ajudar nas aprendizagens em sala de aula foi estimulante para todos. Conhecer a cultura africana e divulgá-la de criança para criança, por meio de textos autorais, fez a turma tomar gosto pela produção e difusão de conhecimento. Os produtos finais foram um livro em versão digital e física, com exemplares impressos pela Editora Imeph para distribuição na comunidade escolar, e uma animação. O projeto foi vencedor estadual do 12º Prêmio Professores do Brasil na categoria ciclo de alfabetização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20182_TB7922_12102024114008.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIE SENA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATHALIE"
    "autor_email" => "liesena1@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho relata a experiência de um projeto interdisciplinar desenvolvido numa turma de correção de fluxo da rede municipal do Recife, composta por oito estudantes entre 9 e 11 anos, não alfabetizados. A passividade nos momentos de leitura e escrita foi observada nos primeiros contatos com o grupo. Porém, nas contações de histórias percebeu-se a curiosidade pela África. Nos momentos de acolhida o uso dos tablets era um sucesso. Unindo esses interesses foram realizadas atividades visando oportunizar o acesso às novas tecnologias e às informações sobre o continente africano, destacando a cultura afro-brasileira sob um olhar poético, que suplanta a ideia de palavra como mero conjunto de letras. O gênero preferido da turma, o poema, foi escolhido como forma de registro das aprendizagens por proporcionar a coragem de brincar com as palavras e o prazer com as rimas e ritmos. A linguagem poética, por propiciar um contato com formas mais livres de expressão oral e escrita, ampliou diversos conhecimentos acerca do vocabulário, além de estimular a sensibilidade e interesse para criar textos, colaborando ainda para a elevação da autoestima das crianças. Os educandos redimensionaram seus conceitos de palavra, atribuindo-lhe um novo olhar, voltado para o sentimento e à subjetividade presentes nos vocábulos suplantando. A descoberta de que celulares e tablets podem nos ajudar nas aprendizagens em sala de aula foi estimulante para todos. Conhecer a cultura africana e divulgá-la de criança para criança, por meio de textos autorais, fez a turma tomar gosto pela produção e difusão de conhecimento. Os produtos finais foram um livro em versão digital e física, com exemplares impressos pela Editora Imeph para distribuição na comunidade escolar, e uma animação. O projeto foi vencedor estadual do 12º Prêmio Professores do Brasil na categoria ciclo de alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.