Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONFECÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS EM SAÚDE, COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Os jogos educativos em saúde podem ser aplicados em diversas situações, como recurso pedagógico para a formação de profissionais ou como estratégia de educação em saúde junto a pacientes e pessoas da comunidade. A utilização de jogos busca proporcionar o aprendizado de forma lúdica, valorizar a troca de experiências, facilitar a socialização, transmitir informações, incentivar o diálogo. Partindo dessas considerações, um grupo de professores de um curso de graduação em enfermagem propôs uma atividade de confecção de jogos para os alunos do 1º ao 8º semestres. Essa metodologia envolvia atividades de pesquisa, aplicação dos conhecimentos e utilização de materiais de baixo impacto ecológico. Visava, ainda, desenvolver habilidades, como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas. Os estudantes realizaram a atividade em grupos sob a orientação de um docente, que se propuseram a conduzir a produção de jogos pedagogicamente sólidos, cientificamente corretos e eficazes como ferramentas de ensino. O jogo deveria incluir um manual com as regras e descrição dos objetivos educacionais a serem alcançados. Foram confeccionados cerca de 140 jogos em diversas modalidades, com destaque para cartas didáticas com perguntas e respostas; jogos de tabuleiro, que movimentam o jogador em um percurso, respondendo a perguntas ou enfrentando situações clínicas hipotéticas; e, roletas com segmentos que correspondem a perguntas ou desafios. As principais temáticas abordadas relacionavam-se a primeiros socorros, saúde mental, saúde da mulher, prevenção de infecções, doenças transmissíveis, e, crônicas. Os jogos foram demonstrados para comissões de professores e avaliados segundo o conteúdo, apresentação e objetivos de aprendizagem propostos. Foi possível observar que os alunos demonstraram interesse e forte engajamento no desenvolvimento da atividade. A utilização dessa metodologia foi avaliada positivamente pelos professores e discentes, como uma estratégia de aprendizagem eficaz e desenvolvimento de habilidades essenciais que serão valiosas na atuação dos futuros enfermeiros como educadores em saúde.

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