O ambiente marinho é vasto, abrangendo desde organismos microscópicos, como algumas algas, até gigantes como as baleias. Esta pesquisa visa relatar o potencial da atividade "Explorando os seres marinhos", desenvolvida por bolsistas do PIBID da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), para o aprendizado de estudantes do Ensino Médio. No segundo semestre de 2023 realizou-se a atividade em espaços externos de uma escola pública. Os estudantes foram convidados a participar e, à medida que exploravam os seres marinhos, eram incentivados a questionar sobre a sua classificação. Os bolsistas atuaram como mediadores, facilitando a construção de ideias e conceitos a partir dos organismos coletados na praia de Maragogi, Alagoas. A utilização desta metodologia demonstrou contribuir significativamente para a formação de estudantes como protagonistas de sua própria aprendizagem. Além de ampliar o conhecimento sobre a classificação dos seres vivos, a atividade ajudou a dissipar dúvidas e questionamentos sobre os seres marinhos. Ademais, foi fundamental para a formação dos futuros licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, proporcionando-os uma experiência enriquecedora. Metodologias que colocam os estudantes como protagonistas nos processos de ensino e aprendizagem têm o potencial de aumentar o envolvimento dos estudantes e promover uma troca de conhecimento mais integradora. A atividade “Explorando os seres marinhos” exemplifica esta abordagem, fornecendo uma experiência de aprendizagem imersiva, que pode ser adaptada para explorar diversas outras áreas e temáticas da Biologia.