Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a implementação de uma atividade de escape room educacional para fisioterapeutas pós-graduados, com o objetivo de aprimorar o aprendizado sobre mobilização precoce em terapia intensiva. A atividade utilizou o software Genially Education para criar um ambiente virtual, onde os participantes, divididos em subgrupos, resolveram enigmas relacionados ao tema e objetivou desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas para "escapar" da sala em um tempo limitado. O grau de satisfação e engajamento dos participantes foi medido através de um questionário baseado na escala de Likert e no NPS. A análise dos resultados mostrou que o escape room foi eficaz em engajar os participantes e promover uma aprendizagem ativa. Os fisioterapeutas demonstraram um alto nível de motivação e envolvimento, o que facilitou a retenção de conhecimento (89,6% confirmaram ter sido o treinamento relevante para seu desenvolvimento profissional). O engajamento ao longo da atividade atingiu uma percepção positiva em 94,8% dos participantes. A atividade também destacou a importância do trabalho em equipe e da comunicação, habilidades essenciais na prática clínica. Contudo, alguns desafios foram observados, como a gestão do tempo e a divisão de tarefas, apontando para a necessidade de práticas adicionais para aperfeiçoar essas competências. As percepções dos participantes foram avaliadas por meio de um questionário baseado na escala de Likert, indicando uma experiência positiva e sugerindo melhorias para futuras atividades. O escape room educacional tem se mostrado como uma metodologia ativa eficaz na educação em saúde, capaz de transformar a teoria em prática de maneira envolvente e prática. Esta experiência sugere que a continuidade e o desenvolvimento de metodologias inovadoras são essenciais para preparar melhor os profissionais da saúde para os desafios contemporâneos.