Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO OS PROFESSORES ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110350 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2102 "inscrito_id" => 9786 "titulo" => "COMO OS PROFESSORES ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?" "resumo" => "A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança. Os saberes matemáticos estão inseridos nessa aprendizagem, com uma abordagem que aproxima as noções matemáticas e as vivências das crianças. Cabe ao professor garantir que elas exercitem o processo reflexivo em relação ao que é ensinado. Essa mudança no modo de ensinar e aprender, está diretamente relacionada a formação inicial e continuada dos professores. Nessa perspectiva, o artigo apresenta uma pesquisa de mestrado em andamento e objetiva compreender como os professores ensinam Matemática na Educação Infantil. A fundamentação teórica refere-se as temáticas da infância e seus desdobramentos, da Matemática na Educação Infantil e dos saberes associados a formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes serão professoras que trabalham com turmas de Educação Infantil, independente da faixa etária das crianças, na cidade de Rio Grande/RS. Para tal, as informações discursivas serão produzidas a partir de entrevistas e serão analisadas por meio do método da Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se que os resultados possam contribuir para o entendimento dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, bem como, compreender de que modo os docentes adquirem os conhecimentos necessários para ensinar Matemática.A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança. Os saberes matemáticos estão inseridos nessa a" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9786_TB2102_30092024234514.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLY LEMOS CORRÊA" "autor_nome_curto" => "Adrielly Lemos" "autor_email" => "adrielly_lc@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110350 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2102 "inscrito_id" => 9786 "titulo" => "COMO OS PROFESSORES ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?" "resumo" => "A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança. Os saberes matemáticos estão inseridos nessa aprendizagem, com uma abordagem que aproxima as noções matemáticas e as vivências das crianças. Cabe ao professor garantir que elas exercitem o processo reflexivo em relação ao que é ensinado. Essa mudança no modo de ensinar e aprender, está diretamente relacionada a formação inicial e continuada dos professores. Nessa perspectiva, o artigo apresenta uma pesquisa de mestrado em andamento e objetiva compreender como os professores ensinam Matemática na Educação Infantil. A fundamentação teórica refere-se as temáticas da infância e seus desdobramentos, da Matemática na Educação Infantil e dos saberes associados a formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes serão professoras que trabalham com turmas de Educação Infantil, independente da faixa etária das crianças, na cidade de Rio Grande/RS. Para tal, as informações discursivas serão produzidas a partir de entrevistas e serão analisadas por meio do método da Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se que os resultados possam contribuir para o entendimento dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, bem como, compreender de que modo os docentes adquirem os conhecimentos necessários para ensinar Matemática.A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança. Os saberes matemáticos estão inseridos nessa a" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9786_TB2102_30092024234514.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIELLY LEMOS CORRÊA" "autor_nome_curto" => "Adrielly Lemos" "autor_email" => "adrielly_lc@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança. Os saberes matemáticos estão inseridos nessa aprendizagem, com uma abordagem que aproxima as noções matemáticas e as vivências das crianças. Cabe ao professor garantir que elas exercitem o processo reflexivo em relação ao que é ensinado. Essa mudança no modo de ensinar e aprender, está diretamente relacionada a formação inicial e continuada dos professores. Nessa perspectiva, o artigo apresenta uma pesquisa de mestrado em andamento e objetiva compreender como os professores ensinam Matemática na Educação Infantil. A fundamentação teórica refere-se as temáticas da infância e seus desdobramentos, da Matemática na Educação Infantil e dos saberes associados a formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes serão professoras que trabalham com turmas de Educação Infantil, independente da faixa etária das crianças, na cidade de Rio Grande/RS. Para tal, as informações discursivas serão produzidas a partir de entrevistas e serão analisadas por meio do método da Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se que os resultados possam contribuir para o entendimento dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, bem como, compreender de que modo os docentes adquirem os conhecimentos necessários para ensinar Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.