A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança. Os saberes matemáticos estão inseridos nessa aprendizagem, com uma abordagem que aproxima as noções matemáticas e as vivências das crianças. Cabe ao professor garantir que elas exercitem o processo reflexivo em relação ao que é ensinado. Essa mudança no modo de ensinar e aprender, está diretamente relacionada a formação inicial e continuada dos professores. Nessa perspectiva, o artigo apresenta uma pesquisa de mestrado em andamento e objetiva compreender como os professores ensinam Matemática na Educação Infantil. A fundamentação teórica refere-se as temáticas da infância e seus desdobramentos, da Matemática na Educação Infantil e dos saberes associados a formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes serão professoras que trabalham com turmas de Educação Infantil, independente da faixa etária das crianças, na cidade de Rio Grande/RS. Para tal, as informações discursivas serão produzidas a partir de entrevistas e serão analisadas por meio do método da Análise Textual Discursiva (ATD). Espera-se que os resultados possam contribuir para o entendimento dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, bem como, compreender de que modo os docentes adquirem os conhecimentos necessários para ensinar Matemática.