Os temas transversais são abordagens que tratam de conceitos e valores fundamentais a construção da realidade social. Diante disso é possível entender o quanto é importante a escolha dos livros didáticos onde os conhecimentos científicos e teóricos apresentem aspectos que irão contribuir para formação cidadã. Este trabalho possui como objetivo identificar em quais elementos que compõem o livro didático estão os temas transversais. Está pesquisa traz uma abordagem qualitativa (Chizotte, 2010) por meio da análise documental (Phillips, 1974) realizado no livro didático da disciplina de ciências do 7º ano do Ensino Fundamental da coleção Araribá Mais Ciências adotado nas escolas públicas da cidade de Bom Jesus-PI. O livro foi analisado como um todo, imagens, textos e exercícios. O que chamou atenção nesse livro na abordagem dos temas transversais foram os pequenos recortes de jornais de notícias que ao serem apresentados traziam para o alunado uma relação do que estava acontecendo no mundo. O livro do 7º ano de ciências é composto de 276 páginas, propõem 100 textos, 57 atividades e 73 imagens com nexo transversal, traz assuntos relacionados à origem do universo e problemas ambientais. As imagens contidas no livro além dos recortes de notícias trazem questões de desafios científicos, filosóficos, intelectuais e religiosos, assim como os textos e exercícios que retratavam e instigavam os alunos a pensarem nos problemas ambientais existentes no planeta causados pelo homem. A partir dos resultados obtidos na análise do livro didático do 7º ano apresentou questões que promovem debates e reflexões aos discentes contribuindo para um ensino contextualizado através de sua estrutura.