O presente estudo investiga a comunicação não violenta (CNV) nas escolas públicas: um relato de experiência no contexto da educação inclusiva no município do Pilar/lagoas. Foi desenvolvido com o objetivo relatar os efeitos produzidos a partir do desenvolvimento de ações inclusivas embasadas na Comunicação Não Violenta (CNV) nas escolas do município do Pilar/Alagoas e como essas ações vêm contribuído para construção de práticas inclusivas no contexto educacional e familiar proporcionando um espaço onde todos os envolvidos se sintam valorizados e compreendidos. Realizou-se assim, uma pesquisa bibliográfica, identificando publicações sobre o objeto de estudo em questão acerca da comunicação não violenta (CNV) e suas contribuições no contexto da educação inclusiva, a presente pesquisa também está ancorada na pesquisa do tipo qualitativa. Para o desenvolvimento das atividades desenvolvidas no decorrer da pesquisa, foi utilizado o método dialógico como uma ferramenta de pesquisa social. Este método se baseia no diálogo, permitindo que os participantes compartilhem suas experiências e percepções, enquanto são ouvidos e acolhidos (Freire, 1997). Diante disso, verificou-se que o desenvolvimento de atividades e projetos que trabalhassem a CVN produziu efeitos na redução de situações de violência nas escolas e no contexto familiar, fazendo que com o trabalho colaborativo passasse a ser um meio possível para resolver as situações conflitantes que aconteciam no cotidiano dos participantes. Diante disso, podemos concluir que a experiência de Pilar/Alagoas demonstra que a CNV pode ser uma ferramenta valiosa no processo de construção de uma educação inclusiva. O relato evidencia que, com o apoio adequado, as escolas públicas podem se tornar espaços verdadeiramente inclusivos, onde todos os alunos têm a oportunidade de se desenvolver plenamente.