O avanço tecnológico está moldando profundamente a forma como aprendemos, ensinamos e interagimos com o conhecimento, trazendo tanto desafios quanto oportunidades para os sistemas educacionais globais. O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia e a confiabilidade do Chat GPT no processo de ensino e aprendizagem. Utilizou-se um questionário elaborado por estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, abrangendo conteúdo dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. O questionário foi submetido ao Chat GPT em duas conversas distintas, com solicitação de reformulação das respostas em cada interação. Os resultados revelaram que o Chat GPT demonstrou precisão na primeira interação, mas erros foram introduzidos nas reformulações subsequentes, especialmente na segunda conversa, onde o número de respostas incorretas aumentou. Concluiu-se que o uso inadequado do Chat GPT pode prejudicar a aprendizagem dos alunos, conduzindo-os a erros e potencialmente diminuindo sua capacidade de pensamento independente. Destaca-se a importância de integrar o Chat GPT como uma ferramenta complementar no processo educacional, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e a busca por conhecimento em várias fontes, para evitar uma dependência excessiva dessa tecnologia. Essa abordagem pode promover uma educação mais eficaz e inclusiva, capacitando os alunos para os desafios do mundo moderno.