O QUE DIZEM AS DIFERENTES GERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM CURSOS NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114397 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7879 "inscrito_id" => 20084 "titulo" => "O QUE DIZEM AS DIFERENTES GERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM CURSOS NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO." "resumo" => "O artigo explora a relação entre inovação e diferentes gerações no contexto de formação de estudantes de cursos de ensino médio integrado, tecnólogo e de especialização na área em administração em uma instituição federal de Educação Profissional e Tecnológica. Ao longo do estudo, discutimos a diversidade e importância da inovação no contexto da administração contemporânea, abordando sua aplicação em produtos, processos, modelos de negócios e gestão para impulsionar a competitividade e o desempenho das organizações. A partir de referenciais da área e diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indústria, diferenciamos inovação de invenção, sendo que a primeira envolve a aplicação comercial de novas ideias ou tecnologias, enquanto a segunda se refere apenas à sua criação inicial. A partir disso, tipos variados de inovação são discutidos, incluindo mudanças organizacionais que melhoram práticas de negócios e colaborações externas. Para etapa empírica, foram realizadas entrevistas com nove alunos dos diferentes cursos, representando as gerações X, Y e Z. Os resultados revelaram percepções variadas sobre inovação: os alunos mais jovens associam-na à criação revolucionária e digital, os da geração Y focam em melhorias incrementais, e os da geração X a utilizam para aprimorar eficiências operacionais, digitais ou mecânicas. Esses achados destacam como a percepção de inovação é moldada por experiências, contexto profissional e familiaridade com tecnologias emergentes. Essa compreensão é crucial para adaptar estratégias educacionais e profissionais às necessidades distintas de cada geração, promovendo um uso mais eficaz e integrado do conceito de inovação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20084_TB7879_17102024092049.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO JOSÉ MARÇAL SOARES" "autor_nome_curto" => "Thiago Marçal" "autor_email" => "0marcalthiago@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114397 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7879 "inscrito_id" => 20084 "titulo" => "O QUE DIZEM AS DIFERENTES GERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM CURSOS NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO." "resumo" => "O artigo explora a relação entre inovação e diferentes gerações no contexto de formação de estudantes de cursos de ensino médio integrado, tecnólogo e de especialização na área em administração em uma instituição federal de Educação Profissional e Tecnológica. Ao longo do estudo, discutimos a diversidade e importância da inovação no contexto da administração contemporânea, abordando sua aplicação em produtos, processos, modelos de negócios e gestão para impulsionar a competitividade e o desempenho das organizações. A partir de referenciais da área e diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indústria, diferenciamos inovação de invenção, sendo que a primeira envolve a aplicação comercial de novas ideias ou tecnologias, enquanto a segunda se refere apenas à sua criação inicial. A partir disso, tipos variados de inovação são discutidos, incluindo mudanças organizacionais que melhoram práticas de negócios e colaborações externas. Para etapa empírica, foram realizadas entrevistas com nove alunos dos diferentes cursos, representando as gerações X, Y e Z. Os resultados revelaram percepções variadas sobre inovação: os alunos mais jovens associam-na à criação revolucionária e digital, os da geração Y focam em melhorias incrementais, e os da geração X a utilizam para aprimorar eficiências operacionais, digitais ou mecânicas. Esses achados destacam como a percepção de inovação é moldada por experiências, contexto profissional e familiaridade com tecnologias emergentes. Essa compreensão é crucial para adaptar estratégias educacionais e profissionais às necessidades distintas de cada geração, promovendo um uso mais eficaz e integrado do conceito de inovação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20084_TB7879_17102024092049.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO JOSÉ MARÇAL SOARES" "autor_nome_curto" => "Thiago Marçal" "autor_email" => "0marcalthiago@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }