São inúmeros os desafios existentes durante o processo de inclusão das crianças com deficiência em sala de aula, seja pela falta de capacitação de professores, ausência de apoio pedagógico ou até mesmo, a omissão da família. Este artigo tem como objetivo geral analisar como o curso de Pedagogia da Universidade federal do Piauí tem formado pedagogos (as) para atuarem com crianças com deficiências em sala de aula. Além disso, buscamos verificar quais componentes curriculares do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia estão voltadas para o atendimento de crianças com deficiências, bem como, descrever como o currículo do curso fomenta a formação do pedagogo voltada para as diferentes necessidades das crianças com deficiências em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa ainda em andamento, de natureza bibliográfica e documental, sendo baseada em livros, artigos científicos, PPC do curso de Pedagogia da UFPI, documentos e legislações, dentre outros materiais. Logo, obtivemos como resultado da pesquisa a conclusão de que o estudante de pedagogia deve adquirir conhecimento além das disciplinas ofertadas pela universidade e buscar outras formas de qualificação para que aprenda a lidar com as adversidades diárias vividas em sala de aula, na pratica. Por fim, notam-se as lacunas ainda existentes na formação do pedagogo na UFPI, tanto no que diz respeito a formação para o acolhimento de crianças com deficiências, quanto para professores que devem oferecer um ensino de qualidade para todos. Logo, é de extrema importância lançar um olhar atento a essas dificuldades e criar um ambiente com melhores condições para a aprendizagem dos futuros pedagogos.