Este trabalho tem por finalidade a análise das representações de personagens negros na literatura presentes em materiais pedagógicos direcionadas para crianças pequenas. Entende-se que o desenvolvimento de práticas educativas na Educação Infantil que oportunizem uma construção e representação sobre a cultura africana e afro-brasileira possibilita um contato das crianças pequenas com sua identidade e dos grupos sociais que fazem parte do seu cotidiano. Assim, tivemos como objetivo geral: analisar as representações sociais de personagens negros na literatura infantil em atividades pedagógica literárias da Educação Infantil. Abordar esse assunto torna importante para a sociedade, pois pode permitir que as crianças pequenas vivenciem e desenvolvam integralmente a empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes modos de pensar, agir, falar e ser, respeitando as diferenças sociais, religiosas, étnico raciais, culturais e de gênero presente no país. Nesse sentido, realizamos uma análise documental de um material estruturado (denominado caderno 4) adotado pela rede municipal de Garanhuns-PE para Educação Infantil. Os resultados evidenciaram que os contos literários infantis são importantes para construção de representações da população negra, no entanto, as atividades propostas não possibilitam discutir as relações étnico-raciais e o reconhecimento da diversidade cultural brasileira. Concluímos que o documento não está voltado ao aprofundamento da temática africana e afro-brasileira. Se desejamos ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças, precisa-se quebrar esses paradigmas que foram consolidados pelo tempo e colocarmos em evidências também a cultura africana e afro-brasileira.