Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO IFMS CAMPUS COXIM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110212
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1904
    "inscrito_id" => 4650
    "titulo" => "NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO IFMS CAMPUS COXIM"
    "resumo" => "A alta taxa de evasão é uma realidade dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e a reversão desse cenário é um desafio para muitas instituições de ensino. No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Coxim, a EJA está presente no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática (EJA/EPT), o qual adotou a metodologia de tempo-social para conseguir a redução da carga-horária em sala de aula e a aproximação da realidade da vida dos estudantes à rotina escolar. Tendo como base uma abordagem qualitativa e fundamentado em narrativas autobiográficas, este trabalho objetiva identificar, na autobiografia de uma egressa do curso mencionado, percepções acerca de sua vivência escolar e fatores que a motivaram a ter uma experiência exitosa em sua formação. A escolha dessa egressa deu-se pelo fato de ela ser a primeira estudante formada nesse curso a ingressar no ensino superior. A partir de sua autobiografia, foi possível observar a importância da metodologia de tempo-social, a influência do comprometimento dos professores e a relevância do autocomprometimento para o desenvolvimento e para a conclusão do curso. Dessa forma, há indícios de que é possível utilizar metodologias na EJA, a exemplo do tempo-social, que auxiliem os estudantes a não desistirem. Além disso, o fato de os estudantes não terem cursado o ensino médio antes dos 18 anos, não é um empecilho para que concluam o ensino básico e ingressem no ensino superior."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4650_TB1904_23102024230723.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELI DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ROSELI"
    "autor_email" => "roseli.alves@estudante.ifms.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110212
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1904
    "inscrito_id" => 4650
    "titulo" => "NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO IFMS CAMPUS COXIM"
    "resumo" => "A alta taxa de evasão é uma realidade dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e a reversão desse cenário é um desafio para muitas instituições de ensino. No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Coxim, a EJA está presente no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática (EJA/EPT), o qual adotou a metodologia de tempo-social para conseguir a redução da carga-horária em sala de aula e a aproximação da realidade da vida dos estudantes à rotina escolar. Tendo como base uma abordagem qualitativa e fundamentado em narrativas autobiográficas, este trabalho objetiva identificar, na autobiografia de uma egressa do curso mencionado, percepções acerca de sua vivência escolar e fatores que a motivaram a ter uma experiência exitosa em sua formação. A escolha dessa egressa deu-se pelo fato de ela ser a primeira estudante formada nesse curso a ingressar no ensino superior. A partir de sua autobiografia, foi possível observar a importância da metodologia de tempo-social, a influência do comprometimento dos professores e a relevância do autocomprometimento para o desenvolvimento e para a conclusão do curso. Dessa forma, há indícios de que é possível utilizar metodologias na EJA, a exemplo do tempo-social, que auxiliem os estudantes a não desistirem. Além disso, o fato de os estudantes não terem cursado o ensino médio antes dos 18 anos, não é um empecilho para que concluam o ensino básico e ingressem no ensino superior."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4650_TB1904_23102024230723.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELI DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ROSELI"
    "autor_email" => "roseli.alves@estudante.ifms.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A alta taxa de evasão é uma realidade dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil e a reversão desse cenário é um desafio para muitas instituições de ensino. No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Coxim, a EJA está presente no curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática (EJA/EPT), o qual adotou a metodologia de tempo-social para conseguir a redução da carga-horária em sala de aula e a aproximação da realidade da vida dos estudantes à rotina escolar. Tendo como base uma abordagem qualitativa e fundamentado em narrativas autobiográficas, este trabalho objetiva identificar, na autobiografia de uma egressa do curso mencionado, percepções acerca de sua vivência escolar e fatores que a motivaram a ter uma experiência exitosa em sua formação. A escolha dessa egressa deu-se pelo fato de ela ser a primeira estudante formada nesse curso a ingressar no ensino superior. A partir de sua autobiografia, foi possível observar a importância da metodologia de tempo-social, a influência do comprometimento dos professores e a relevância do autocomprometimento para o desenvolvimento e para a conclusão do curso. Dessa forma, há indícios de que é possível utilizar metodologias na EJA, a exemplo do tempo-social, que auxiliem os estudantes a não desistirem. Além disso, o fato de os estudantes não terem cursado o ensino médio antes dos 18 anos, não é um empecilho para que concluam o ensino básico e ingressem no ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.