A aplicação de atividades experimentais no ensino de ciências é consistentemente vantajosa. Elas permitem aos alunos vivenciar o processo científico de forma prática, desenvolvendo habilidades críticas e investigativas, cabendo aos docentes procurar e realizar este tipo de atividade em ambiente escolar. Neste sentido, fica evidente a importância de experimentos encontrados nos livros escolares, dos quais, já estão organizados, explicados e disponíveis para serem utilizados como fontes de busca, no entanto, pesquisas sobre estas atividades nos anos finais do ensino fundamental são escassas. Diante disto, o objetivo geral deste estudo se define em investigar as principais características de atividades experimentais presentes nos livros didáticos de ciências do 9° ano utilizando como base os livros aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2024. Utilizando a abordagem qualitativa, do tipo de análise documental, totalizamos o estudo de 12 coleções de livros, dos quais, foram averiguados 121 atividades experimentais. A análise das práticas demonstrou que grande parte utiliza oito ou mais objetos diferentes, e requer entre quatro e seis etapas para serem concluídos. A maioria inclui perguntas a serem respondidas pelos alunos sobre o experimento realizado, ademais, possui no mínimo uma imagem para auxiliar na realização da prática e utilizam materiais recicláveis ou de baixo custo. Entretanto, uma parte significativa dos experimentos expostos não apresenta sequer um título que o represente, nem demonstra de forma clara os objetivos propostos e apenas uma parcela promove a discussão ou participação em grupo de maneira explícita, aspectos estes que não receberam a mesma atenção dos outros tópicos, o que pode limitar a eficácia pedagógica das atividades educativas desenvolvidas. Portanto, é notório que estes fatores deverão ser considerados para as futuras pesquisas associadas à experimentação nos anos finais do ensino básico.