Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO, ENSINO SUPERIOR E POLÍTICAS DE INCLUSÃO: AÇÕES REFLEXIVAS DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UDESC FAED

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108962
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 2130
    "titulo" => "NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO, ENSINO SUPERIOR E POLÍTICAS DE INCLUSÃO: AÇÕES REFLEXIVAS DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UDESC FAED"
    "resumo" => "A política educacional no Brasil está apoiada em discursos inclusivos, sendo balizada em determinações internacionais que propõem a universalização de acesso ao sistema regular de ensino, o que impacta o acesso, a permanência e a garantia de aprendizagem em todos os níveis de ensino. Assim, o texto tem como objetivo mostrar uma proposta de organização de núcleo de apoio pedagógico (NUAPE) no ensino superior a partir das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório-descritivo. Os procedimentos metodológicos são do tipo bibliográfica e documental. Foram organizados em quatro etapas, sendo elas: análise de documentos legais e propositivos da educação e educação especial cotejando com a proposta vigente de organização do NUAPE; a verificação de registros dos atendimentos realizados com estudantes dos cursos de ciências humanas e educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); o planejamento e organização das atividades do Núcleo; e as formações de seus integrantes, também os professores que atuam na universidade. Conclui-se que: a) é fundamental uma discussão sobre o acesso e permanência no ensino superior, através de serviços de acompanhamento pedagógico, de formação docente e de orientação nas diferentes possibilidades de ensino e de aprendizagem; b) os imperativos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no contexto Universitário são efetivos; c) quando os estudantes chegam ao ensino superior, têm acesso a outro nível de educação não para “socializarem”."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2130_TB145_08022024101455.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALENTTINA SCHMIDT BILHAR"
    "autor_nome_curto" => "VALENTTINA"
    "autor_email" => "bilharvalenttina@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108962
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 2130
    "titulo" => "NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO, ENSINO SUPERIOR E POLÍTICAS DE INCLUSÃO: AÇÕES REFLEXIVAS DO NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO DA UDESC FAED"
    "resumo" => "A política educacional no Brasil está apoiada em discursos inclusivos, sendo balizada em determinações internacionais que propõem a universalização de acesso ao sistema regular de ensino, o que impacta o acesso, a permanência e a garantia de aprendizagem em todos os níveis de ensino. Assim, o texto tem como objetivo mostrar uma proposta de organização de núcleo de apoio pedagógico (NUAPE) no ensino superior a partir das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório-descritivo. Os procedimentos metodológicos são do tipo bibliográfica e documental. Foram organizados em quatro etapas, sendo elas: análise de documentos legais e propositivos da educação e educação especial cotejando com a proposta vigente de organização do NUAPE; a verificação de registros dos atendimentos realizados com estudantes dos cursos de ciências humanas e educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); o planejamento e organização das atividades do Núcleo; e as formações de seus integrantes, também os professores que atuam na universidade. Conclui-se que: a) é fundamental uma discussão sobre o acesso e permanência no ensino superior, através de serviços de acompanhamento pedagógico, de formação docente e de orientação nas diferentes possibilidades de ensino e de aprendizagem; b) os imperativos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no contexto Universitário são efetivos; c) quando os estudantes chegam ao ensino superior, têm acesso a outro nível de educação não para “socializarem”."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID2130_TB145_08022024101455.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALENTTINA SCHMIDT BILHAR"
    "autor_nome_curto" => "VALENTTINA"
    "autor_email" => "bilharvalenttina@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A política educacional no Brasil está apoiada em discursos inclusivos, sendo balizada em determinações internacionais que propõem a universalização de acesso ao sistema regular de ensino, o que impacta o acesso, a permanência e a garantia de aprendizagem em todos os níveis de ensino. Assim, o texto tem como objetivo mostrar uma proposta de organização de núcleo de apoio pedagógico (NUAPE) no ensino superior a partir das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório-descritivo. Os procedimentos metodológicos são do tipo bibliográfica e documental. Foram organizados em quatro etapas, sendo elas: análise de documentos legais e propositivos da educação e educação especial cotejando com a proposta vigente de organização do NUAPE; a verificação de registros dos atendimentos realizados com estudantes dos cursos de ciências humanas e educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); o planejamento e organização das atividades do Núcleo; e as formações de seus integrantes, também os professores que atuam na universidade. Conclui-se que: a) é fundamental uma discussão sobre o acesso e permanência no ensino superior, através de serviços de acompanhamento pedagógico, de formação docente e de orientação nas diferentes possibilidades de ensino e de aprendizagem; b) os imperativos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no contexto Universitário são efetivos; c) quando os estudantes chegam ao ensino superior, têm acesso a outro nível de educação não para “socializarem”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.