A política educacional no Brasil está apoiada em discursos inclusivos, sendo balizada em determinações internacionais que propõem a universalização de acesso ao sistema regular de ensino, o que impacta o acesso, a permanência e a garantia de aprendizagem em todos os níveis de ensino. Assim, o texto tem como objetivo mostrar uma proposta de organização de núcleo de apoio pedagógico (NUAPE) no ensino superior a partir das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo exploratório-descritivo. Os procedimentos metodológicos são do tipo bibliográfica e documental. Foram organizados em quatro etapas, sendo elas: análise de documentos legais e propositivos da educação e educação especial cotejando com a proposta vigente de organização do NUAPE; a verificação de registros dos atendimentos realizados com estudantes dos cursos de ciências humanas e educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); o planejamento e organização das atividades do Núcleo; e as formações de seus integrantes, também os professores que atuam na universidade. Conclui-se que: a) é fundamental uma discussão sobre o acesso e permanência no ensino superior, através de serviços de acompanhamento pedagógico, de formação docente e de orientação nas diferentes possibilidades de ensino e de aprendizagem; b) os imperativos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no contexto Universitário são efetivos; c) quando os estudantes chegam ao ensino superior, têm acesso a outro nível de educação não para “socializarem”.