O ensino de Ciências Biológicas, assim como em outras ciências, enfrenta vários desafios, muitos conceitos biológicos são abstratos e requerem o desenvolvimento de aulas que se voltem para a prática e apresentação de modelos mais palpáveis. Diante disso, ensinar Biologia por meio da modelagem pode ser uma alternativa divertida e eficaz que torna conceitos abstratos mais tangíveis e a aprendizagem mais significativa. Além de tornar a experiência educacional envolvente, esta prática também oportuniza maior engajamento dos estudantes frente aos desafios que o trabalho em grupo exige. Os objetivos das aulas com modelação foi permitir que os alunos desenvolvessem representações físicas das estruturas celulares em diferentes fases do ciclo e divisão celular, tornando-as visíveis e palpáveis para uma compreensão mais concreta dos conceitos envolvidos nesses processos. A atividade de modelagem se deu com a construção de modelos didáticos físicos feitos de massinha de modelar que representassem as diferentes fases do ciclo e divisão celular- meiose e mitose. Cada grupo ficou responsável por pesquisar sua temática, desenvolver o modelo didático. Após a fase de confecção, os alunos apresentaram aos demais colegas o modelo didático e os processos biológicos envolvidos na representação. Os dados foram coletados de forma qualitativa. Foram avaliadas a apresentação do esquema didático e a resolução de um questionário em relação a ciclo e divisão celular. Com esta prática foi possível observar que a modelação como recurso didático é uma forte aliada ao ensino, uma vez que proporciona engajamento e protagonismo por parte dos estudantes. A aula alcançou seus objetivos quando permitiu a compreensão mais concreta de conceitos abstratos, quando estimulou a criatividade, quando o aluno conseguiu explicar com linguajar próprio o conceito aprendido com a prática.