Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÃOS NA MASSA: USO DE MASSA DE MODELAR NO PROCESSO DE ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109111
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 5034
    "titulo" => "MÃOS NA MASSA: USO DE MASSA DE MODELAR NO PROCESSO DE ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O ensino de Ciências Biológicas, assim como em outras ciências, enfrenta vários desafios, muitos conceitos biológicos são abstratos e requerem o desenvolvimento de aulas que se voltem para a prática e apresentação de modelos mais palpáveis. Diante disso, ensinar Biologia por meio da modelagem pode ser uma alternativa divertida e eficaz que torna conceitos abstratos mais tangíveis e a aprendizagem mais significativa. Além de tornar a experiência educacional envolvente, esta prática também oportuniza maior engajamento dos estudantes frente aos desafios que o trabalho em grupo exige. Os objetivos das aulas com modelação foi permitir que os alunos desenvolvessem representações físicas das estruturas celulares em diferentes fases do ciclo e divisão celular, tornando-as visíveis e palpáveis para uma compreensão mais concreta dos conceitos envolvidos nesses processos. A atividade de modelagem se deu com a construção de modelos didáticos físicos feitos de massinha de modelar que representassem as diferentes fases do ciclo e divisão celular- meiose e mitose. Cada grupo ficou responsável por pesquisar sua temática, desenvolver o modelo didático. Após a fase de confecção, os alunos apresentaram aos demais colegas o modelo didático e os processos biológicos envolvidos na representação. Os dados foram coletados de forma qualitativa. Foram avaliadas a apresentação do esquema didático e a resolução de um questionário em relação a ciclo e divisão celular. Com esta prática foi possível observar que a modelação como recurso didático é uma forte aliada ao ensino, uma vez que proporciona engajamento e protagonismo por parte dos estudantes. A aula alcançou seus objetivos quando permitiu a compreensão mais concreta de conceitos abstratos, quando estimulou a criatividade, quando o aluno conseguiu explicar com linguajar próprio o conceito aprendido com a prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5034_TB358_25102024142315.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA DE MATOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulamatos@professor.educ.al.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109111
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 358
    "inscrito_id" => 5034
    "titulo" => "MÃOS NA MASSA: USO DE MASSA DE MODELAR NO PROCESSO DE ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O ensino de Ciências Biológicas, assim como em outras ciências, enfrenta vários desafios, muitos conceitos biológicos são abstratos e requerem o desenvolvimento de aulas que se voltem para a prática e apresentação de modelos mais palpáveis. Diante disso, ensinar Biologia por meio da modelagem pode ser uma alternativa divertida e eficaz que torna conceitos abstratos mais tangíveis e a aprendizagem mais significativa. Além de tornar a experiência educacional envolvente, esta prática também oportuniza maior engajamento dos estudantes frente aos desafios que o trabalho em grupo exige. Os objetivos das aulas com modelação foi permitir que os alunos desenvolvessem representações físicas das estruturas celulares em diferentes fases do ciclo e divisão celular, tornando-as visíveis e palpáveis para uma compreensão mais concreta dos conceitos envolvidos nesses processos. A atividade de modelagem se deu com a construção de modelos didáticos físicos feitos de massinha de modelar que representassem as diferentes fases do ciclo e divisão celular- meiose e mitose. Cada grupo ficou responsável por pesquisar sua temática, desenvolver o modelo didático. Após a fase de confecção, os alunos apresentaram aos demais colegas o modelo didático e os processos biológicos envolvidos na representação. Os dados foram coletados de forma qualitativa. Foram avaliadas a apresentação do esquema didático e a resolução de um questionário em relação a ciclo e divisão celular. Com esta prática foi possível observar que a modelação como recurso didático é uma forte aliada ao ensino, uma vez que proporciona engajamento e protagonismo por parte dos estudantes. A aula alcançou seus objetivos quando permitiu a compreensão mais concreta de conceitos abstratos, quando estimulou a criatividade, quando o aluno conseguiu explicar com linguajar próprio o conceito aprendido com a prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5034_TB358_25102024142315.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA DE MATOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA"
    "autor_email" => "paulamatos@professor.educ.al.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de Ciências Biológicas, assim como em outras ciências, enfrenta vários desafios, muitos conceitos biológicos são abstratos e requerem o desenvolvimento de aulas que se voltem para a prática e apresentação de modelos mais palpáveis. Diante disso, ensinar Biologia por meio da modelagem pode ser uma alternativa divertida e eficaz que torna conceitos abstratos mais tangíveis e a aprendizagem mais significativa. Além de tornar a experiência educacional envolvente, esta prática também oportuniza maior engajamento dos estudantes frente aos desafios que o trabalho em grupo exige. Os objetivos das aulas com modelação foi permitir que os alunos desenvolvessem representações físicas das estruturas celulares em diferentes fases do ciclo e divisão celular, tornando-as visíveis e palpáveis para uma compreensão mais concreta dos conceitos envolvidos nesses processos. A atividade de modelagem se deu com a construção de modelos didáticos físicos feitos de massinha de modelar que representassem as diferentes fases do ciclo e divisão celular- meiose e mitose. Cada grupo ficou responsável por pesquisar sua temática, desenvolver o modelo didático. Após a fase de confecção, os alunos apresentaram aos demais colegas o modelo didático e os processos biológicos envolvidos na representação. Os dados foram coletados de forma qualitativa. Foram avaliadas a apresentação do esquema didático e a resolução de um questionário em relação a ciclo e divisão celular. Com esta prática foi possível observar que a modelação como recurso didático é uma forte aliada ao ensino, uma vez que proporciona engajamento e protagonismo por parte dos estudantes. A aula alcançou seus objetivos quando permitiu a compreensão mais concreta de conceitos abstratos, quando estimulou a criatividade, quando o aluno conseguiu explicar com linguajar próprio o conceito aprendido com a prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.