O sistema SESI-SP de ensino tem como missão proporcionar educação de qualidade, inclusiva e equitativa, que contribua para a formação integral de seus estudantes. Para tanto, define como princípios: igualdade e equidade no processo educativo; autonomia e responsabilidade na construção e na reconstrução dos saberes; qualidade nos processos de ensino e aprendizagem; gestão democrática; valorização dos profissionais da educação; e valorização da experiência extraescolar. A proposta curricular das escolas do SESI-SP está fundamentada em uma concepção de educação que engloba o ensino, a aprendizagem e a pesquisa a partir do sociointeracionismo, que considera o conhecimento como processo de construção alicerçado nas interações sociais e no diálogo. A partir desses pressupostos, a educação no sistema SESI-SP de ensino busca meios para realizar plenamente a concepção inclusiva, garantindo o direito à aprendizagem de seus estudantes, independentemente de suas condições física, emocional, cognitiva ou de vulnerabilidade social. Desta forma, uma nova estrutura é reconhecida e implantada nas 142 escolas de Educação Básica, culminando também na contratação de professores facilitadores da Educação Especial e Inclusiva . Espera-se que desta forma, a garantia e o acesso as aprendizagens sejam qualificadas em perspectivas legais e morais de uma Instituição que preza pela qualidade e excelência em seus serviços educacionais.