AUTORIDADE E LIBERDADE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: LIÇÕES DE HANNAH ARENDT
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114365 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7830 "inscrito_id" => 19613 "titulo" => "AUTORIDADE E LIBERDADE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: LIÇÕES DE HANNAH ARENDT" "resumo" => "O artigo examina a visão de Hannah Arendt sobre a educação e sua relação com o espaço público, baseado principalmente nas obras "A Condição Humana" e "Entre o Passado e o Futuro". Arendt argumenta que o espaço público, outrora dedicado ao debate político, foi transformado em um mercado dominado por trocas comerciais, resultando na invasão do espaço privado sobre o público. Esse fenômeno, segundo Arendt, ocorreu em paralelo com uma crise na educação norte-americana nas décadas de 1960 e 1970, onde as ciências humanas foram suprimidas em favor de um ensino técnico e utilitário, deixando um vazio existencial e moral. O referencial teórico-metodológico do trabalho baseia-se na análise crítica das obras de Arendt, abordando suas ideias sobre as atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação, cada uma associada a diferentes aspectos da condição humana. Arendt distingue entre o labor, que sustenta a vida biológica, o trabalho, que cria um mundo de coisas duráveis, e a ação, que é a expressão da pluralidade humana e essencial para a vida política. A metodologia inclui uma reflexão crítica sobre esses conceitos, relacionando-os com as condições de natalidade e mortalidade. Os principais resultados indicam que a ação humana, caracterizada por sua imprevisibilidade, é crucial para a criação e manutenção do espaço público. A crise moderna é vista como resultado da perda do senso comum e da conversão do espaço público em um mercado, enfatizando a necessidade de resgatar a educação como um espaço de renovação e resistência. Arendt sugere que a educação deve fomentar a capacidade crítica e a responsabilidade pelo mundo, preservando a esfera pública dos efeitos negativos da tecnocracia e da especialização excessiva. Assim, o artigo conclui que a reflexão arendtiana pode oferecer novas perspectivas para entender e enfrentar os desafios contemporâneos na educação e na esfera pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19613_TB7830_04102024155116.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO MARIA LEITE PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "Prof. FLÁVIO" "autor_email" => "flavio_pinheiro@uvanet.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114365 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7830 "inscrito_id" => 19613 "titulo" => "AUTORIDADE E LIBERDADE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: LIÇÕES DE HANNAH ARENDT" "resumo" => "O artigo examina a visão de Hannah Arendt sobre a educação e sua relação com o espaço público, baseado principalmente nas obras "A Condição Humana" e "Entre o Passado e o Futuro". Arendt argumenta que o espaço público, outrora dedicado ao debate político, foi transformado em um mercado dominado por trocas comerciais, resultando na invasão do espaço privado sobre o público. Esse fenômeno, segundo Arendt, ocorreu em paralelo com uma crise na educação norte-americana nas décadas de 1960 e 1970, onde as ciências humanas foram suprimidas em favor de um ensino técnico e utilitário, deixando um vazio existencial e moral. O referencial teórico-metodológico do trabalho baseia-se na análise crítica das obras de Arendt, abordando suas ideias sobre as atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação, cada uma associada a diferentes aspectos da condição humana. Arendt distingue entre o labor, que sustenta a vida biológica, o trabalho, que cria um mundo de coisas duráveis, e a ação, que é a expressão da pluralidade humana e essencial para a vida política. A metodologia inclui uma reflexão crítica sobre esses conceitos, relacionando-os com as condições de natalidade e mortalidade. Os principais resultados indicam que a ação humana, caracterizada por sua imprevisibilidade, é crucial para a criação e manutenção do espaço público. A crise moderna é vista como resultado da perda do senso comum e da conversão do espaço público em um mercado, enfatizando a necessidade de resgatar a educação como um espaço de renovação e resistência. Arendt sugere que a educação deve fomentar a capacidade crítica e a responsabilidade pelo mundo, preservando a esfera pública dos efeitos negativos da tecnocracia e da especialização excessiva. Assim, o artigo conclui que a reflexão arendtiana pode oferecer novas perspectivas para entender e enfrentar os desafios contemporâneos na educação e na esfera pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19613_TB7830_04102024155116.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLÁVIO MARIA LEITE PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "Prof. FLÁVIO" "autor_email" => "flavio_pinheiro@uvanet.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }