Compreendemos que, os professores que atuam na Educação Infantil são profissionais, intelectuais e inventores de estratégias. Eles acompanham e elaboram situações de ensinoaprendizagem destacando o desenvolvimento integral dos seus alunos. Dessa maneira, rememorar ações, vivências e experiências pode possibilitar a reflexões e assim reorganizar práticas ou criar outras para atender as necessidades da sua sala de aula. Está pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, fundamentada nas bases Etnometodológicas (com base nos autores Garfinkel e Coulon), tem como objetivo geral: Compreender como os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento são interpretados e utilizados pelas professoras de duas escolas públicas da cidade de Bom Jesus/ PI que atuam na pré-escola. Nessa perspectiva, obtemos como objetivos específicos: apresentar os campos de experiências e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; e descrever as interpretações das professoras suas práticas referentes aos campos de experiências e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Como instrumento para obter os dados que serão interpretados, socializamos o memorial e explicamos para as professoras o objetivo e a proposta desse instrumento na pesquisa. Neste trabalho interligamos a legislação educacional para Educação Infantil, com autores que dialogam sobre essa etapa da Educação Básica. Conforme os resultados obtidos, as professoras da pré-escola apresentam em seus relatos a necessidade de formações pela prefeitura e planejamentos coletivos que possam ampliar discussões e estratégias de ensino com foco na BNCCEI, pois existem muitas dúvidas sobre os campos de experiências e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.