É de fundamental importância na atualidade estimular a curiosidade científica em estudantes do Ensino Médio, tento em vista a prioridade que merece essa discussão em sala de aula. Ao considerar o destaque dado pelos recentes documentos oficiais e orientações dadas ao Ensino Médio, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os novos currículos estaduais do Ensino Médio. A busca por práticas pedagógicas focadas nos processos criativos, exigidos pela investigação científica, passam, portanto, a ocupar presença ainda maior na rotina da educação básica. A ação foi desenvolvida durante o primeiro semestre letivo no Itinerário Formativo - Investigação Científica, unidade curricular presente no Ensino Médio. Com o objetivo de ampliar a capacidade dos estudantes de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado. Trata-se de um relato de experiência vivenciado a partir das práticas desenvolvidas durante todo semestre na unidade curricular Investigação Científica, desde as aulas teóricas, a construção e organização em equipes dos projetos de pesquisa e suas respectivas defesas de produções científicas. As ações foram realizadas na Escola de Referência em Ensino Médio Abílio de Souza Barbosa, escola da rede pública estadual de Pernambuco, localizada na zona urbana da cidade de Orobó – PE. A referida unidade curricular é destinada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Portanto, a Investigação Científica possibilita aos estudantes do Ensino Médio a construção eficaz de conhecimentos significativos, o desenvolvimento de habilidades na pesquisa, técnicas e métodos, isso com o intuito de estimular o pensamento crítico e criativo.