A Química é uma disciplina que apresenta conceitos complexos e considerados difíceis, tudo por conta de seus processos e fenômenos, que não podem ser visualizados e dependem da compreensão de modelos abstratos. Entre as dificuldades apontadas no processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio, desponta as ligações químicas, tendo em vista que em seu escopo trata de transferência de elétrons, sobreposição de orbitais, compartilhamento eletrônico e outros processos que não são visualizados e dependem de uma interpretação que envolve o conhecimento de distribuição eletrônica, propriedades eletronegativas dos elementos e natureza de partículas, principalmente o elétron. O objetivo desse trabalho foi elaborar e disponibilizar um material didático, sob a forma de programa e videoaula, gratuito, e construído em um ambiente de simples compreensão. Por isso foi escolhido o Scratch, que utiliza um código aberto e uma linguagem de comandos cotidianos, pois qualquer que seja o usuário consegue compreender e construir comandos opara manipular imagens e desenvolver rotinas. Assim, o usuário acessa a lição em vídeo e julga se ela lhe satisfaz, caso ele queira modificar e aprimorar basta acessar o programa e fazer sua própria lição para melhorar seu entendimento. A lição que se entrega em forma de videoaula versa sobre as ligações metálicas, suas principais características e propriedades, ligações intramoleculares e intermoleculares, assim como, apresenta noções de geometria molecular a partir a teoria da repulsão dos pares eletrônicos na camada de valência.