O ensino de conteúdos de Química orgânica é abordado no ensino médio por meio da memorização e resolução de problemas, visto que é constituído por conceitos e regras que formam as nomenclaturas dos compostos. Dessa forma, dentre as diversas metodologias ativas que podem ser utilizadas como instrumento de avaliação desse conteúdo, se destacam os jogos didáticos, que quando inseridos no contexto educacional, possibilita aos educandos uma nova forma de aprender, além de colaborar para uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Neste sentido, este estudo tem por objetivo identificar as contribuições do jogo “Twister da Química” como instrumento de apendizagem do conteúdo de funções orgânicas oxigenadas através da interação e participação ativa dos estudantes. Este estudo foi desenvolvido em uma Escola pública, localizada em Campina Grande – PB, na turma do 2º ano compreendendo um total de 20 alunos. Observou-se que a utilização do jogo despertou nos alunos a participação, competitividade e principalmente o interesse na aprendizagem do conteúdo, visto que os grupos participantes do jogo atingiram bons índices de acertos nas questões. Desse modo, é possível concluir que a inserção de recursos didáticos no processo de ensino é um excelente aliado onde os estudantes são motivados a aprender, além de estimulá-los a se interessarem pelo conteúdo trabalhado, que consequentemente promove a efetivação dos conhecimentos abordados.