O presente trabalho tem o objetivo inicial de relatar as memórias de vivências que fizeram parte da minha trajetória de formação no curso de Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Salienta-se, porém, que para a construção de nossa identidade docente, o período anterior a graduação também possui grande importância, pois foi o momento em que estivemos no lugar dos alunos e iniciamos a composição de nossa compreensão sobre quem são os professores e qual o seu papel. A metodologia utilizada foi a narrativa descritiva, própria para este tipo de Pesquisa-Memorial, fundamentada em autores da Pedagogia, sendo que os principais foram a BNCC (2018), Lima (2024), Passegi (2017), Souza e Costa (2019), e Oliveira (2012). As reflexões aqui explicitadas também demonstram a nossa compreensão hoje, após finalizado o curso, do papel do professor e de que modo iremos exercer essa profissão. As disciplinas cursadas e as atividades realizadas são relembradas de modo crítico, reconhecendo a contribuição de cada uma em nossa formação, assim como também os professores do curso e os nossos colegas, que têm lugar especial nessa caminhada de formação. Aprendemos que ser professor significa estar em constante construção e reconstrução, de modo a alcançar os objetivos educacionais propostos no meio de trabalho em benefício maior da educação para a sociedade, e superar os desafios inerentes à essas conquistas.