Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS VIVÊNCIAS E AS MEMÓRIAS QUE CONSTRUÍRAM UMA CAMINHADA DE FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114342
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7788
    "inscrito_id" => 19605
    "titulo" => "AS VIVÊNCIAS E AS MEMÓRIAS QUE CONSTRUÍRAM UMA CAMINHADA DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo inicial de relatar as memórias de vivências que fizeram parte da minha trajetória de formação no curso de Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Salienta-se, porém, que para a construção de nossa identidade docente, o período anterior a graduação também possui grande importância, pois foi o momento em que estivemos no lugar dos alunos e iniciamos a composição de nossa compreensão sobre quem são os professores e qual o seu papel. A metodologia utilizada foi a narrativa descritiva, própria para este tipo de Pesquisa-Memorial, fundamentada em autores da Pedagogia, sendo que os principais foram a BNCC (2018), Lima (2024), Passegi (2017), Souza e Costa (2019), e Oliveira (2012). As reflexões aqui explicitadas também demonstram a nossa compreensão hoje, após finalizado o curso, do papel do professor e de que modo iremos exercer essa profissão. As disciplinas cursadas e as atividades realizadas são relembradas de modo crítico, reconhecendo a contribuição de cada uma em nossa formação, assim como também os professores do curso e os nossos colegas, que têm lugar especial nessa caminhada de formação. Aprendemos que ser professor significa estar em constante construção e reconstrução, de modo a alcançar os objetivos educacionais propostos no meio de trabalho em benefício maior da educação para a sociedade, e superar os desafios inerentes à essas conquistas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19605_TB7788_30072024174116.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIAN KARLO GAMA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "GIAN"
    "autor_email" => "giankarlo.almeida@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114342
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7788
    "inscrito_id" => 19605
    "titulo" => "AS VIVÊNCIAS E AS MEMÓRIAS QUE CONSTRUÍRAM UMA CAMINHADA DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo inicial de relatar as memórias de vivências que fizeram parte da minha trajetória de formação no curso de Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Salienta-se, porém, que para a construção de nossa identidade docente, o período anterior a graduação também possui grande importância, pois foi o momento em que estivemos no lugar dos alunos e iniciamos a composição de nossa compreensão sobre quem são os professores e qual o seu papel. A metodologia utilizada foi a narrativa descritiva, própria para este tipo de Pesquisa-Memorial, fundamentada em autores da Pedagogia, sendo que os principais foram a BNCC (2018), Lima (2024), Passegi (2017), Souza e Costa (2019), e Oliveira (2012). As reflexões aqui explicitadas também demonstram a nossa compreensão hoje, após finalizado o curso, do papel do professor e de que modo iremos exercer essa profissão. As disciplinas cursadas e as atividades realizadas são relembradas de modo crítico, reconhecendo a contribuição de cada uma em nossa formação, assim como também os professores do curso e os nossos colegas, que têm lugar especial nessa caminhada de formação. Aprendemos que ser professor significa estar em constante construção e reconstrução, de modo a alcançar os objetivos educacionais propostos no meio de trabalho em benefício maior da educação para a sociedade, e superar os desafios inerentes à essas conquistas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19605_TB7788_30072024174116.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIAN KARLO GAMA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "GIAN"
    "autor_email" => "giankarlo.almeida@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo inicial de relatar as memórias de vivências que fizeram parte da minha trajetória de formação no curso de Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Salienta-se, porém, que para a construção de nossa identidade docente, o período anterior a graduação também possui grande importância, pois foi o momento em que estivemos no lugar dos alunos e iniciamos a composição de nossa compreensão sobre quem são os professores e qual o seu papel. A metodologia utilizada foi a narrativa descritiva, própria para este tipo de Pesquisa-Memorial, fundamentada em autores da Pedagogia, sendo que os principais foram a BNCC (2018), Lima (2024), Passegi (2017), Souza e Costa (2019), e Oliveira (2012). As reflexões aqui explicitadas também demonstram a nossa compreensão hoje, após finalizado o curso, do papel do professor e de que modo iremos exercer essa profissão. As disciplinas cursadas e as atividades realizadas são relembradas de modo crítico, reconhecendo a contribuição de cada uma em nossa formação, assim como também os professores do curso e os nossos colegas, que têm lugar especial nessa caminhada de formação. Aprendemos que ser professor significa estar em constante construção e reconstrução, de modo a alcançar os objetivos educacionais propostos no meio de trabalho em benefício maior da educação para a sociedade, e superar os desafios inerentes à essas conquistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.