Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SHOW DO MILHÃO(MÁTICO): ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRODUTOS NOTÁVEIS DE FORMA LÚDICA E INTERATIVA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112309
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4887
    "inscrito_id" => 8449
    "titulo" => "SHOW DO MILHÃO(MÁTICO): ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRODUTOS NOTÁVEIS DE FORMA LÚDICA E INTERATIVA."
    "resumo" => "O foco principal deste trabalho é relatar de forma sucinta a aplicação de uma atividade realizada com os alunos do 9° ano na Escola Estadual Professor Severino Bezerra, localizada na cidade de Tangará/RN. Nesta iniciativa, foi explorado o conteúdo de produtos notáveis, com foco exclusivo na fatoração. Toda essa aplicação tem como ênfase um slide dinâmico, denominado “Show do Milhão(mático)”, resumidamente, um show do milhão com foco na matemática, que engloba perguntas que envolvam fatoração. Sabe-se que muitos alunos, ao ingressarem no ensino médio ou na universidade, não possuem o conhecimento que deveriam ter e muitos também desenvolvem bloqueios emocionais em determinadas disciplinas, como matemática, física, química, entre outras. Quem nunca ouviu: “EU ODEIO MATEMÁTICA”. Nesse contexto, foi utilizada uma metodologia descritiva, com o objetivo de dissertar sobre as dificuldades encontradas durante o processo de ensino-aprendizagem da matemática. Para aprofundar a metodologia, foi utilizada uma das 13 metodologias ativas de aprendizagem: a aprendizagem entre pares (ou times). Esta é uma estratégia positiva que promove o debate e a reflexão coletiva. Para juntar as ideias e responder às perguntas, os alunos da turma são organizados em duplas ou pequenos grupos para trocar ideias sobre o conteúdo estudado. Com base nas observações feitas e no resultado final da aplicação, é notória a grande capacidade intelectual dos alunos em relação ao estudo da matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8449_TB4887_27102024215255.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO RODOLFO FERNANDES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "paulo.rodolfo@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112309
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4887
    "inscrito_id" => 8449
    "titulo" => "SHOW DO MILHÃO(MÁTICO): ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRODUTOS NOTÁVEIS DE FORMA LÚDICA E INTERATIVA."
    "resumo" => "O foco principal deste trabalho é relatar de forma sucinta a aplicação de uma atividade realizada com os alunos do 9° ano na Escola Estadual Professor Severino Bezerra, localizada na cidade de Tangará/RN. Nesta iniciativa, foi explorado o conteúdo de produtos notáveis, com foco exclusivo na fatoração. Toda essa aplicação tem como ênfase um slide dinâmico, denominado “Show do Milhão(mático)”, resumidamente, um show do milhão com foco na matemática, que engloba perguntas que envolvam fatoração. Sabe-se que muitos alunos, ao ingressarem no ensino médio ou na universidade, não possuem o conhecimento que deveriam ter e muitos também desenvolvem bloqueios emocionais em determinadas disciplinas, como matemática, física, química, entre outras. Quem nunca ouviu: “EU ODEIO MATEMÁTICA”. Nesse contexto, foi utilizada uma metodologia descritiva, com o objetivo de dissertar sobre as dificuldades encontradas durante o processo de ensino-aprendizagem da matemática. Para aprofundar a metodologia, foi utilizada uma das 13 metodologias ativas de aprendizagem: a aprendizagem entre pares (ou times). Esta é uma estratégia positiva que promove o debate e a reflexão coletiva. Para juntar as ideias e responder às perguntas, os alunos da turma são organizados em duplas ou pequenos grupos para trocar ideias sobre o conteúdo estudado. Com base nas observações feitas e no resultado final da aplicação, é notória a grande capacidade intelectual dos alunos em relação ao estudo da matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8449_TB4887_27102024215255.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO RODOLFO FERNANDES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PAULO"
    "autor_email" => "paulo.rodolfo@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O foco principal deste trabalho é relatar de forma sucinta a aplicação de uma atividade realizada com os alunos do 9° ano na Escola Estadual Professor Severino Bezerra, localizada na cidade de Tangará/RN. Nesta iniciativa, foi explorado o conteúdo de produtos notáveis, com foco exclusivo na fatoração. Toda essa aplicação tem como ênfase um slide dinâmico, denominado “Show do Milhão(mático)”, resumidamente, um show do milhão com foco na matemática, que engloba perguntas que envolvam fatoração. Sabe-se que muitos alunos, ao ingressarem no ensino médio ou na universidade, não possuem o conhecimento que deveriam ter e muitos também desenvolvem bloqueios emocionais em determinadas disciplinas, como matemática, física, química, entre outras. Quem nunca ouviu: “EU ODEIO MATEMÁTICA”. Nesse contexto, foi utilizada uma metodologia descritiva, com o objetivo de dissertar sobre as dificuldades encontradas durante o processo de ensino-aprendizagem da matemática. Para aprofundar a metodologia, foi utilizada uma das 13 metodologias ativas de aprendizagem: a aprendizagem entre pares (ou times). Esta é uma estratégia positiva que promove o debate e a reflexão coletiva. Para juntar as ideias e responder às perguntas, os alunos da turma são organizados em duplas ou pequenos grupos para trocar ideias sobre o conteúdo estudado. Com base nas observações feitas e no resultado final da aplicação, é notória a grande capacidade intelectual dos alunos em relação ao estudo da matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.