O foco principal deste trabalho é relatar de forma sucinta a aplicação de uma atividade realizada com os alunos do 9° ano na Escola Estadual Professor Severino Bezerra, localizada na cidade de Tangará/RN. Nesta iniciativa, foi explorado o conteúdo de produtos notáveis, com foco exclusivo na fatoração. Toda essa aplicação tem como ênfase um slide dinâmico, denominado “Show do Milhão(mático)”, resumidamente, um show do milhão com foco na matemática, que engloba perguntas que envolvam fatoração. Sabe-se que muitos alunos, ao ingressarem no ensino médio ou na universidade, não possuem o conhecimento que deveriam ter e muitos também desenvolvem bloqueios emocionais em determinadas disciplinas, como matemática, física, química, entre outras. Quem nunca ouviu: “EU ODEIO MATEMÁTICA”. Nesse contexto, foi utilizada uma metodologia descritiva, com o objetivo de dissertar sobre as dificuldades encontradas durante o processo de ensino-aprendizagem da matemática. Para aprofundar a metodologia, foi utilizada uma das 13 metodologias ativas de aprendizagem: a aprendizagem entre pares (ou times). Esta é uma estratégia positiva que promove o debate e a reflexão coletiva. Para juntar as ideias e responder às perguntas, os alunos da turma são organizados em duplas ou pequenos grupos para trocar ideias sobre o conteúdo estudado. Com base nas observações feitas e no resultado final da aplicação, é notória a grande capacidade intelectual dos alunos em relação ao estudo da matemática.