O artigo intitulado “Gestão Democrática na Escola Pública: Desafios e Possibilidades para a Inclusão Escolar” analisa as práticas de gestão escolar sob a perspectiva da Educação Inclusiva em uma escola pública municipal. Utilizando uma abordagem qualitativa etnográfica, o estudo investiga como a gestão democrática aborda a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, buscando responder à questão: “Como são desenvolvidas as práticas administrativas e pedagógicas da gestão democrática em relação à inclusão escolar de alunos com deficiência no ensino regular?”. A pesquisa destaca a necessidade de avaliar a eficácia das ações da gestão e coordenação escolar na promoção da inclusão e participação desses alunos no processo educacional. A revisão teórica aborda as políticas públicas de inclusão escolar, o papel do gestor e da coordenação escolar, e as estratégias necessárias para uma gestão democrática e inclusiva. A metodologia adotada incluiu observação participante, diário de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos escolares, como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Projeto Gestor. Os principais resultados revelam que, apesar da existência de normativas que asseguram uma educação equitativa para alunos com deficiência, a aplicação prática desses direitos enfrenta desafios significativos na implementação integral da inclusão escolar. As práticas observadas frequentemente se restringem a aspectos administrativos, indicando uma limitação na implementação efetiva das políticas de inclusão. A análise revelou, ainda, que a falta de comprometimento e a ausência de uma construção coletiva robusta do Projeto Político Pedagógico (PPP) evidenciam uma distância entre a teoria das políticas de inclusão escolar e sua aplicação efetiva no contexto inclusivo da escola regular.