Neste estudo discutiremos sobre a pedagogia hospitalar e a possível inter-relação de sua prática com um universo artístico, criativo e lúdico. Compreendemos a pedagogia hospitalar como uma das múltiplas vertentes da pedagogia que atua em instituições que se preocupam com o processo educacional dos indivíduos que se encontram distantes do ambiente escolar comum, em virtude de causas e reações vindas das enfermidades. Assim, abordaremos como o pedagogo que atua nesses espaços domiciliares ou nas classes hospitalares, realizam o processo de ensino e aprendizagem e se essa prática educativa está atrelada a atividades que contemplem o lúdico, o universo artístico e cultural do meio em que estão inseridos. Dessa maneira, a construção da metodologia para esse estudo, baseia-se em análises e estudos de conhecimentos teóricos de caráter exploratório e qualitativo fundamentada em documentos científicos. Compreende-se que a pedagogia hospitalar ainda é pouco estudada e pouquíssimas regiões ofertam esse atendimento humanizado e inclusivo e é através de estudos que podemos desmistificar e compreender tamanha importância para a sociedade e o público que carece dessa assistência. Logo, os objetivos desse estudo foram compreender como a prática do pedagogo hospitalar acontece em virtude da utilização de recursos lúdicos e artísticos, identificar maneiras de como utilizar a arte nesse espaço e refletir sobre a importância da arte em meio ao processo de desenvolvimento, como um instrumento de reflexão, criatividade e imaginação das crianças. A pedagogia hospitalar desempenha um papel crucial para o bem-estar e recuperação dos estudantes hospitalizados, proporcionando-lhes um ambiente de aprendizado estimulante e inclusivo, ainda que em circunstâncias desafiadoras.