Este artigo apresenta a experiência de professores da Educação Básica no âmbito da formação continuada, no tocante ao letramento racial na modalidade online. Para tanto foi realizado um minicurso de letramento racial envolvendo 22 professores do Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° ano). Ao final do curso verificou-se o impacto da formação na rotina da escola. O objetivo era conscientizar e instrumentalizar os professores, a fim de que os mesmos se sentissem fortalecidos e preparados para trabalhar a temática do racismo e seus desdobramentos no cotidiano escolar, e, assim ampliar as possibilidades de cumprimento da Lei 10.639/03 nas suas rotinas pedagógicas. O objetivo deste artigo é compartilhar a experiência dessa formação, que ocorreu de forma remota, usando as Tecnologias Digitais da Informação (TDICs) no sentido de ampliar a comunicação, a integração e a socialização do conceito de letramento racial por meio digital. O curso foi ministrado em três encontros 100% online, foram utilizadas Metodologias ativas, e estudos de caso. Após os encontros os cursistas/professores responderam a formulários eletrônicos, de forma anônima, que evidenciaram o impacto positivo da formação online na sua prática e rotina pedagógica. A análise das respostas evidenciou o impacto positivo da formação online na sua prática e rotina pedagógica, o que possibilitou a ampliação dos saberes relacionados ao letramento racial entre professores da Educação Básica e as implicações em suas rotinas pedagógicas.