A ciência na educação básica se beneficia enormemente da experimentação, conforme destacado por John Dewey. Ele enfatiza que a prática não é apenas uma ferramenta de ensino, mas sim um caminho para os alunos construírem ativamente seu próprio entendimento. Isso ressalta a importância de proporcionar experiências práticas e investigativas para os alunos, permitindo que explorem e descubram conceitos científicos de forma significativa. A experimentação na sala de aula permite que os alunos mergulhem em conceitos abstratos de uma maneira concreta e tangível. Isso não apenas promove uma compreensão mais profunda dos princípios científicos, mas também estimula a curiosidade e o interesse dos alunos, incentivando um aprendizado mais significativo e duradouro. Ao combinar tecnologia com ensino de ciências da natureza, a estufa automatizada com Arduino no ensino de ciências, especificamente a física, possibilita a automação e o monitoramento preciso de variáveis ambientais, como temperatura, umidade do solo e luminosidade, ampliando a compreensão dos requisitos para o crescimento das plantas, por exemplo. Além disso, desenvolve habilidades em programação e engenharia. Essa abordagem interdisciplinar não apenas fortalece o entendimento científico, mas também promove habilidades essenciais como resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração. Além de seu impacto educacional, a estufa também contribui para o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Ao interagir com a tecnologia verde, os alunos são incentivados a refletir sobre questões relacionadas à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente. Eles podem explorar como a tecnologia pode ser usada para enfrentar desafios ambientais globais e promover práticas mais sustentáveis em suas comunidades.