CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DE FREIRE E VYGOTSKY
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111860 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4252 "inscrito_id" => 13375 "titulo" => "CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DE FREIRE E VYGOTSKY" "resumo" => "O mundo tem passado por grandes transformações, sobretudo nos últimos anos, em decorrência da globalização e dos avanços tecnológicos em todas as áreas. Essas mudanças contextuais têm afetado todas as dimensões da vida em sociedade, dentre elas questões referentes ao processo educativo. Considerando-se esse cenário, o presente trabalho aborda a influência do contexto sócio-histórico-cultural na educação e no ensino a partir da visão de Paulo Freire e Vygotsky. Na oportunidade, procurou-se identificar os principais pontos de convergências em seus pensamentos, com base nas obras A formação social da mente, de Vygotsky, Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido, ambas de Freire. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico com foco nas discussões trazidas por esses autores, fundadas no materialismo histórico-dialético e vinculadas a questões contextuais, cuja compreensão é compartilhada, ou seja, concorrem em ambos. Destaca-se que, a partir deste estudo, foram encontradas algumas semelhanças relacionadas ao sujeito como ser histórico-cultural, à importância da interação social e do diálogo, bem como à promoção da autonomia. Constata-se ainda que na perspectiva dos referidos autores, os professores, enquanto mediadores do processo de ensino e aprendizagem, devem proporcionar aos alunos a construção e internalização do conhecimento, estimulando questionamentos e permitindo experiências significativas, tendo por base situações da realidade concreta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13375_TB4252_11062024085639.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS SÉRGIO CARVALHO REBOUÇAS" "autor_nome_curto" => "MARCOS SÉRGIO" "autor_email" => "marcossergio10@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111860 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4252 "inscrito_id" => 13375 "titulo" => "CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE À LUZ DE FREIRE E VYGOTSKY" "resumo" => "O mundo tem passado por grandes transformações, sobretudo nos últimos anos, em decorrência da globalização e dos avanços tecnológicos em todas as áreas. Essas mudanças contextuais têm afetado todas as dimensões da vida em sociedade, dentre elas questões referentes ao processo educativo. Considerando-se esse cenário, o presente trabalho aborda a influência do contexto sócio-histórico-cultural na educação e no ensino a partir da visão de Paulo Freire e Vygotsky. Na oportunidade, procurou-se identificar os principais pontos de convergências em seus pensamentos, com base nas obras A formação social da mente, de Vygotsky, Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido, ambas de Freire. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico com foco nas discussões trazidas por esses autores, fundadas no materialismo histórico-dialético e vinculadas a questões contextuais, cuja compreensão é compartilhada, ou seja, concorrem em ambos. Destaca-se que, a partir deste estudo, foram encontradas algumas semelhanças relacionadas ao sujeito como ser histórico-cultural, à importância da interação social e do diálogo, bem como à promoção da autonomia. Constata-se ainda que na perspectiva dos referidos autores, os professores, enquanto mediadores do processo de ensino e aprendizagem, devem proporcionar aos alunos a construção e internalização do conhecimento, estimulando questionamentos e permitindo experiências significativas, tendo por base situações da realidade concreta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13375_TB4252_11062024085639.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS SÉRGIO CARVALHO REBOUÇAS" "autor_nome_curto" => "MARCOS SÉRGIO" "autor_email" => "marcossergio10@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }