O mundo tem passado por grandes transformações, sobretudo nos últimos anos, em decorrência da globalização e dos avanços tecnológicos em todas as áreas. Essas mudanças contextuais têm afetado todas as dimensões da vida em sociedade, dentre elas questões referentes ao processo educativo. Considerando-se esse cenário, o presente trabalho aborda a influência do contexto sócio-histórico-cultural na educação e no ensino a partir da visão de Paulo Freire e Vygotsky. Na oportunidade, procurou-se identificar os principais pontos de convergências em seus pensamentos, com base nas obras A formação social da mente, de Vygotsky, Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido, ambas de Freire. Para isso, realizou-se um estudo bibliográfico com foco nas discussões trazidas por esses autores, fundadas no materialismo histórico-dialético e vinculadas a questões contextuais, cuja compreensão é compartilhada, ou seja, concorrem em ambos. Destaca-se que, a partir deste estudo, foram encontradas algumas semelhanças relacionadas ao sujeito como ser histórico-cultural, à importância da interação social e do diálogo, bem como à promoção da autonomia. Constata-se ainda que na perspectiva dos referidos autores, os professores, enquanto mediadores do processo de ensino e aprendizagem, devem proporcionar aos alunos a construção e internalização do conhecimento, estimulando questionamentos e permitindo experiências significativas, tendo por base situações da realidade concreta.