O MUNDO AUTISTA, SEM ESCOLA: PELA VIVÊNCIA NUMA ESCOLA INCLUSIVA RECONSTRUÍDA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114270 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7693 "inscrito_id" => 19725 "titulo" => "O MUNDO AUTISTA, SEM ESCOLA: PELA VIVÊNCIA NUMA ESCOLA INCLUSIVA RECONSTRUÍDA" "resumo" => "Esta Revisão Bibliográfica trata das barreiras (estruturais, materiais, humanas, e atitudinais) que têm objurgado cada vez mais pessoas no sentido de compreender os processos que abrangem a inclusão, e o processo de escolarização na Educação Infantil dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista. A estratégia utilizada para o mapeamento dos artigos escolhidos foi baseada nas palavras-chave. O fluxograma do Prisma informa o processo de revisão. As publicações analisadas apresentam uma gama altamente diversa de periódicos científicos como: Cochrane Library, Springer Link, Sage Journals, ScienceDirect, Wiley, Taylor & Francis, Emerald insight, APA PsycNet, MDPI, Cureus, Frontiers, dentre outros. Dos 86 registros recuperados nas bases de dados, dos quais não houve ocorrência de duplicatas, 31 títulos e resumos foram avaliados, que posteriormente foram lidos na íntegra, 10 foram excluídos porque não atenderam aos critérios desta revisão rápida. Desta maneira, 21 artigos foram elegíveis e mais 3 artigos foram incluídos, totalizando 24 artigos incluídos, que foram publicados nos últimos 10 anos e específicos sobre crianças autistas na Educação Infantil. Como resultados, as revisões sistemáticas versaram sobre vivências relacionadas ao Autismo como seletividade alimentar, distúrbios no sono, crises, autorregulação, fala e comunicação, interações sociais, a vida escolar na Educação Infantil, e sobre o apoio familiar na aprendizagem da criança com o TEA. Os resultados revelaram diferentes dilemas enfrentados pela criança autista na Educação Infantil e o seu impacto no cotidiano das famílias, que Lutam pelo exercício de uma Educação Especial e Inclusiva de fato." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19725_TB7693_12102024093516.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA GASPAR SOARES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA GASPAR S" "autor_email" => "debiddan2018@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114270 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7693 "inscrito_id" => 19725 "titulo" => "O MUNDO AUTISTA, SEM ESCOLA: PELA VIVÊNCIA NUMA ESCOLA INCLUSIVA RECONSTRUÍDA" "resumo" => "Esta Revisão Bibliográfica trata das barreiras (estruturais, materiais, humanas, e atitudinais) que têm objurgado cada vez mais pessoas no sentido de compreender os processos que abrangem a inclusão, e o processo de escolarização na Educação Infantil dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista. A estratégia utilizada para o mapeamento dos artigos escolhidos foi baseada nas palavras-chave. O fluxograma do Prisma informa o processo de revisão. As publicações analisadas apresentam uma gama altamente diversa de periódicos científicos como: Cochrane Library, Springer Link, Sage Journals, ScienceDirect, Wiley, Taylor & Francis, Emerald insight, APA PsycNet, MDPI, Cureus, Frontiers, dentre outros. Dos 86 registros recuperados nas bases de dados, dos quais não houve ocorrência de duplicatas, 31 títulos e resumos foram avaliados, que posteriormente foram lidos na íntegra, 10 foram excluídos porque não atenderam aos critérios desta revisão rápida. Desta maneira, 21 artigos foram elegíveis e mais 3 artigos foram incluídos, totalizando 24 artigos incluídos, que foram publicados nos últimos 10 anos e específicos sobre crianças autistas na Educação Infantil. Como resultados, as revisões sistemáticas versaram sobre vivências relacionadas ao Autismo como seletividade alimentar, distúrbios no sono, crises, autorregulação, fala e comunicação, interações sociais, a vida escolar na Educação Infantil, e sobre o apoio familiar na aprendizagem da criança com o TEA. Os resultados revelaram diferentes dilemas enfrentados pela criança autista na Educação Infantil e o seu impacto no cotidiano das famílias, que Lutam pelo exercício de uma Educação Especial e Inclusiva de fato." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19725_TB7693_12102024093516.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA GASPAR SOARES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA GASPAR S" "autor_email" => "debiddan2018@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }