Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A compreensão das relações interespecíficas é essencial para a conservação dos ecossistemas terrestres e aquáticos. No entanto, a disseminação de espécies exóticas invasoras representa um desafio para a comunidade científica, para a existência da biodiversidade global. Desse modo, o presente trabalho objetivou avaliar o conhecimento prévio dos alunos do ensino médio sobre as espécies exóticas invasoras e suas implicações ecológicas. As atividades foram realizadas com quarenta alunos do ensino médio integrantes da primeira, segunda e terceira série, da Escola Estadual Professor José de Freitas Nobre, localizada no município de Mossoró–RN, durante os meses de agosto e setembro de 2021. Devido às restrições de distanciamento social ainda vigentes em razão da pandemia da COVID-19, foram priorizadas atividades virtuais, onde ocorreu a aplicação de um questionário diagnóstico para avaliar a compreensão dos alunos sobre as “espécies exóticas invasoras”. Essa intervenção foi conduzida por meio de um formulário online da plataforma Google Forms, composto por cinco perguntas objetivas de múltipla escolha. As respostas foram organizadas e plotadas em gráficos através do programa Excel. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos alunos demonstrou familiaridade com os termos “espécie nativa” (72%) e “espécie exótica” (64%). No entanto, através de uma análise percentual, verificou-se que (55%) afirmou não compreender o conceito de “espécies invasoras”, nem conseguia diferenciar uma “espécie invasora” de uma “espécie exótica” (73%). Adicionalmente, a grande maioria dos participantes não conseguiu identificar exemplos de “espécies exóticas invasoras” no Estado do Rio Grande do Norte (90%). Considerando a preocupação mundial das Nações Unidas com o desenvolvimento sustentável, proteger a flora nativa do Bioma Caatinga é fundamental pois está alinhada com a 15º-ODS-vida terrestre. Portanto, esses achados destacam a importância de aprimorar as estratégias educacionais para promover uma compreensão mais abrangente e precisa da biodiversidade e das implicações das espécies invasoras nos ecossistemas locais.

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