Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVASÃO E ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE A LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN/CAMPUS APODI

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo aborda a evasão no curso de Licenciatura em Química ofertado no Campus Apodi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Por múltiplos fatores, esse fenômeno tem se mostrado bastante recorrente e desafiador na educação superior, os quais exigem uma reflexão mais cuidadosa e aprofundada que permita uma melhor compreensão em suas multifacetadas nuances e origens. Este trabalho visa apresentar os principais fatores que contribuem para evasão dos alunos no curso de Licenciatura em Química no Campus Apodi do IFRN no período compreendido entre os anos de 2018 e 2023. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em todos os Campi do IFRN com foco na evasão e retenção de estudantes. Como metodologia adotada para a coleta dos dados da pesquisa, foram designados como operadores servidores e estudantes bolsistas que ficaram responsáveis pela interlocução por meio de contado telefônico com os estudantes tendo como diretriz a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Para esse estudo apresentamos os resultados alcançados como recorte do Curso de Licenciatura em Química do Campus Apodi. Entre os principais fatores que contribuíram para a evasão estão a falta de identificação com o curso e a necessidade de trabalhar em virtude de questões financeiras uma vez que, em sua maioria, os estudantes são provenientes de famílias pobres. Esses dados comprovam a necessidade de intensificação de políticas institucionais e governamentais que possibilitem além do ingresso do discente a oferta de programas de assistência e permanência estudantis, bem como a ampliação e a atualização dos cursos ofertados de modo a possibilitar o atendimento das demandas de capacitação dos estudantes.

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