DIRETRIZES TÉCNICAS PARA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA REDE SESI-SP
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111707 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4030 "inscrito_id" => 13039 "titulo" => "DIRETRIZES TÉCNICAS PARA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA REDE SESI-SP" "resumo" => "Nos últimos anos, diante da busca contínua por aprimoramento teórico e prático em uma perspectiva crítica, identificou-se a necessidade da sistematização da atuação dos profissionais da psicologia educacional na rede SESI-SP. Nesse sentido, realizou-se a elaboração e implementação das diretrizes técnicas para a atuação da psicologia educacional nas 142 escolas da rede SESI-SP. Atualmente, a equipe da rede conta com 20 psicólogos(as) educacionais que atuam de forma itinerante, uma supervisora técnica da área e uma estagiária de nível superior da mesma área. Estas diretrizes têm como objetivo embasar a formação e atuação da equipe, assegurando a ética e a uniformidade da conduta profissional dentro de uma perspectiva crítica. Além disso, busca consolidar a identidade da equipe e fortalecer a Psicologia Educacional na rede SESI-SP. Articulou-se a fundamentação teórica embasada na Psicologia Histórico-Cultural com as práticas realizadas pelos psicólogos(as) educacionais da rede. Como resultados, identifica-se a consolidação da identidade e fortalecimento da equipe de psicologia educacional na instituição, bem como o alinhamento da prática dos profissionais. A atuação da equipe de psicologia educacional no SESI-SP tem contribuído significativamente para a instituição, gerando confiança e relevância técnica. Espera-se que a partilha desta experiência possa inspirar futuros referenciais para a atuação de psicólogos na educação básica no Brasil, evidenciando a importância e contribuição do profissional de psicologia na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13039_TB4030_27102024195431.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA LUZ AZEVEDO CRUZ" "autor_nome_curto" => "LETICIA LUZ" "autor_email" => "leticia.cruz@sesisp.org.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111707 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4030 "inscrito_id" => 13039 "titulo" => "DIRETRIZES TÉCNICAS PARA A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA REDE SESI-SP" "resumo" => "Nos últimos anos, diante da busca contínua por aprimoramento teórico e prático em uma perspectiva crítica, identificou-se a necessidade da sistematização da atuação dos profissionais da psicologia educacional na rede SESI-SP. Nesse sentido, realizou-se a elaboração e implementação das diretrizes técnicas para a atuação da psicologia educacional nas 142 escolas da rede SESI-SP. Atualmente, a equipe da rede conta com 20 psicólogos(as) educacionais que atuam de forma itinerante, uma supervisora técnica da área e uma estagiária de nível superior da mesma área. Estas diretrizes têm como objetivo embasar a formação e atuação da equipe, assegurando a ética e a uniformidade da conduta profissional dentro de uma perspectiva crítica. Além disso, busca consolidar a identidade da equipe e fortalecer a Psicologia Educacional na rede SESI-SP. Articulou-se a fundamentação teórica embasada na Psicologia Histórico-Cultural com as práticas realizadas pelos psicólogos(as) educacionais da rede. Como resultados, identifica-se a consolidação da identidade e fortalecimento da equipe de psicologia educacional na instituição, bem como o alinhamento da prática dos profissionais. A atuação da equipe de psicologia educacional no SESI-SP tem contribuído significativamente para a instituição, gerando confiança e relevância técnica. Espera-se que a partilha desta experiência possa inspirar futuros referenciais para a atuação de psicólogos na educação básica no Brasil, evidenciando a importância e contribuição do profissional de psicologia na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13039_TB4030_27102024195431.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA LUZ AZEVEDO CRUZ" "autor_nome_curto" => "LETICIA LUZ" "autor_email" => "leticia.cruz@sesisp.org.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }