POLÍTICAS PÚBLICAS EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO NO BRASIL E SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MOSSORÓ/RN
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111921 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4344 "inscrito_id" => 13499 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO NO BRASIL E SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MOSSORÓ/RN" "resumo" => "O estudo tem como objetivo conhecer o processo histórico de implantação das políticas públicas em tecnologia na educação no Brasil para compreender o processo de implementação destas políticas no município de Mossoró/RN. Esse movimento tornou-se fundamental para ampliar o olhar crítico e reflexivo as metas da política vigente, o Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), objeto de estudo da futura tese de doutorado desta pesquisadora. A pesquisa é qualitativa com abordagem bibliográfica e documental. Alguns autores contribuíram com a análise da trajetória histórica das políticas públicas em tecnologia na educação implantadas no Brasil, Oliveira (1997); Valente; Almeida (2020); Valente (1999) e na implementação dessas políticas no município de Mossoró/RN, Freitas; Souza (2016); Morais; Andrade (2021); Costa e Guerra (2018). Diante dessa análise foi possível perceber que o processo de implementação das políticas públicas ampliou o acesso e a interação das tecnologias digitais no desenvolvimento das propostas pedagógicas nas escolas, mas ainda de forma muito incipiente, sem abranger a totalidade das escolas e com inúmeras lacunas que dificultaram a efetivação das metas estabelecidas pelas políticas. A produção deste estudo se tornou relevante ao proporcionar aos gestores, educadores e a sociedade, um olhar mais amplo sobre a idealização, contextualização e processo de implementação das políticas públicas, favorecendo possíveis construções e inovações em futuras atuações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13499_TB4344_02102024105844.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTHIANE MARQUES DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE" "autor_email" => "cristhiane.rn@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111921 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4344 "inscrito_id" => 13499 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO NO BRASIL E SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MOSSORÓ/RN" "resumo" => "O estudo tem como objetivo conhecer o processo histórico de implantação das políticas públicas em tecnologia na educação no Brasil para compreender o processo de implementação destas políticas no município de Mossoró/RN. Esse movimento tornou-se fundamental para ampliar o olhar crítico e reflexivo as metas da política vigente, o Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), objeto de estudo da futura tese de doutorado desta pesquisadora. A pesquisa é qualitativa com abordagem bibliográfica e documental. Alguns autores contribuíram com a análise da trajetória histórica das políticas públicas em tecnologia na educação implantadas no Brasil, Oliveira (1997); Valente; Almeida (2020); Valente (1999) e na implementação dessas políticas no município de Mossoró/RN, Freitas; Souza (2016); Morais; Andrade (2021); Costa e Guerra (2018). Diante dessa análise foi possível perceber que o processo de implementação das políticas públicas ampliou o acesso e a interação das tecnologias digitais no desenvolvimento das propostas pedagógicas nas escolas, mas ainda de forma muito incipiente, sem abranger a totalidade das escolas e com inúmeras lacunas que dificultaram a efetivação das metas estabelecidas pelas políticas. A produção deste estudo se tornou relevante ao proporcionar aos gestores, educadores e a sociedade, um olhar mais amplo sobre a idealização, contextualização e processo de implementação das políticas públicas, favorecendo possíveis construções e inovações em futuras atuações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13499_TB4344_02102024105844.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTHIANE MARQUES DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE" "autor_email" => "cristhiane.rn@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }