A produção aborda a importancia da educação inclusiva nas escolas conforme previsto na Lei n° 12.796/2013, art.58, com destaque para as escolas dentro da Amazônia. A pesquisa tem como propósito sintetizar o debate já iniciado nas produções literarias, problematizar e atualizar conceitos e resultados encontrados nas produções, dando destaque para desafios que ainda persistem e possíveis direções para futuras investigações. A pergunta noteradora é “O QUE A LITERATURA TEM PRODUZIDO SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA AMAZÔNIA NOS ANOS DE 2014 A 2022?”. O estudo é de suma importância para compreensão do panorama da educação especial no espaço amazonico tendo em vista o aumento do debate nacionalmente sobre a educação inclusiva por ser um tema que repercute alem do espaço escolar, contextualizando os trabalhos produzidos com as leis n° 12.796/2013, art.58 e lei n° 13.146/2015. Como metodologia será utilizada a revisão integrativa para investigar as literaturas produzidas, entre os anos de 2014 e 2022, focando - se na temática da Educação Especial na Amazônia. Tendo como referencial teorico Lev S. Vygotsky (1984), Ana Luiza B. Smolka (2005) e Doris A. Freire da Costa (2006). Sintetizando o conteúdo produzido no período descrito, identificando progressos e retrocessos no campo da educação especial na Amazônia. Este resumo sintetiza o escopo e a importância da pesquisa, destacando sua relevância para a melhoria da educação especial dentro da Amazônia brasileira .