Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114821
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8491
    "inscrito_id" => 19623
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA"
    "resumo" => "RESUMO A formação continuada de professores centrada na escola fornece condições satisfatórias ao seu desenvolvimento devido à disponibilidade semanal que possuem os professores, da mesma área, de dialogarem entre si em um mesmo espaço físico e sobre ações e propostas de ensino e aprendizagem que contribuam com a sua prática. Nesse sentido, identifica-se a prática docente como uma ação intencional que reflete a ação do professor, do ato do processo de ensinar, ou seja, do fazer do professor que está diretamente relacionado aos diferentes saberes docentes adquiridos. Portanto, foi adotado como referenciais para esse estudo, dentre outros, os seguintes pesquisadores: Tardif (2002, 2014), Pimenta (2002), Azzi (2012) e Franco (2012), Nóvoa (1992), Canário (1994, 1999) e Imbernóm (2000). A pesquisa apresentou como objetivo investigar as contribuições da formação continuada centrada na escola para a prática docente dos professores de ciências da natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o campo de pesquisa utilizado foi uma escola de referência em ensino médio no munícipio do Paulista, em Pernambuco e os atores sociais foram os professores da área de ciências da natureza (Química, Física e Biologia) da escola. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com perguntas fechadas e abertas e os dados foram analisados à luz do arcabouço teórico pertinente e a partir de alguns elementos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A partir da análise dos dados, foi possível depreender que os docentes entendem que a formação continuada centrada na escola contribui para resolução dos problemas reais do cotidiano escolar, o professor aprende e ensina dentro dos processos de trocas com os pares, a participação é mais colaborativa e interdisciplinar e valoriza a experiência do professor. Palavras-chave: Formação continuada centrada na escola, Ciências da natureza, prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19623_TB8491_06082024221244.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUDIMAR TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUDIMAR TEIXEIR"
    "autor_email" => "judimartsilva@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114821
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8491
    "inscrito_id" => 19623
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA CENTRADA NA ESCOLA"
    "resumo" => "RESUMO A formação continuada de professores centrada na escola fornece condições satisfatórias ao seu desenvolvimento devido à disponibilidade semanal que possuem os professores, da mesma área, de dialogarem entre si em um mesmo espaço físico e sobre ações e propostas de ensino e aprendizagem que contribuam com a sua prática. Nesse sentido, identifica-se a prática docente como uma ação intencional que reflete a ação do professor, do ato do processo de ensinar, ou seja, do fazer do professor que está diretamente relacionado aos diferentes saberes docentes adquiridos. Portanto, foi adotado como referenciais para esse estudo, dentre outros, os seguintes pesquisadores: Tardif (2002, 2014), Pimenta (2002), Azzi (2012) e Franco (2012), Nóvoa (1992), Canário (1994, 1999) e Imbernóm (2000). A pesquisa apresentou como objetivo investigar as contribuições da formação continuada centrada na escola para a prática docente dos professores de ciências da natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o campo de pesquisa utilizado foi uma escola de referência em ensino médio no munícipio do Paulista, em Pernambuco e os atores sociais foram os professores da área de ciências da natureza (Química, Física e Biologia) da escola. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com perguntas fechadas e abertas e os dados foram analisados à luz do arcabouço teórico pertinente e a partir de alguns elementos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A partir da análise dos dados, foi possível depreender que os docentes entendem que a formação continuada centrada na escola contribui para resolução dos problemas reais do cotidiano escolar, o professor aprende e ensina dentro dos processos de trocas com os pares, a participação é mais colaborativa e interdisciplinar e valoriza a experiência do professor. Palavras-chave: Formação continuada centrada na escola, Ciências da natureza, prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19623_TB8491_06082024221244.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUDIMAR TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUDIMAR TEIXEIR"
    "autor_email" => "judimartsilva@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

RESUMO A formação continuada de professores centrada na escola fornece condições satisfatórias ao seu desenvolvimento devido à disponibilidade semanal que possuem os professores, da mesma área, de dialogarem entre si em um mesmo espaço físico e sobre ações e propostas de ensino e aprendizagem que contribuam com a sua prática. Nesse sentido, identifica-se a prática docente como uma ação intencional que reflete a ação do professor, do ato do processo de ensinar, ou seja, do fazer do professor que está diretamente relacionado aos diferentes saberes docentes adquiridos. Portanto, foi adotado como referenciais para esse estudo, dentre outros, os seguintes pesquisadores: Tardif (2002, 2014), Pimenta (2002), Azzi (2012) e Franco (2012), Nóvoa (1992), Canário (1994, 1999) e Imbernóm (2000). A pesquisa apresentou como objetivo investigar as contribuições da formação continuada centrada na escola para a prática docente dos professores de ciências da natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o campo de pesquisa utilizado foi uma escola de referência em ensino médio no munícipio do Paulista, em Pernambuco e os atores sociais foram os professores da área de ciências da natureza (Química, Física e Biologia) da escola. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com perguntas fechadas e abertas e os dados foram analisados à luz do arcabouço teórico pertinente e a partir de alguns elementos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A partir da análise dos dados, foi possível depreender que os docentes entendem que a formação continuada centrada na escola contribui para resolução dos problemas reais do cotidiano escolar, o professor aprende e ensina dentro dos processos de trocas com os pares, a participação é mais colaborativa e interdisciplinar e valoriza a experiência do professor. Palavras-chave: Formação continuada centrada na escola, Ciências da natureza, prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.