Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação matemática
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114226 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7626 "inscrito_id" => 16392 "titulo" => "UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA" "resumo" => "O Ensino da Educação Matemática Financeira tem sido de grande importância para fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais sobre finanças pessoais, investimento e economia. Nessa perspectiva, são abordados os conceitos básicos da matemática financeira, buscando aspectos teóricos e práticos no desenvolvimento de uma postura investigativa, reflexiva e crítica do aluno em relação aos temas da atualidade e a tomadas de decisões financeiramente consciente e responsável. Além de uma proposta metodológica para o Ensino da Matemática Financeira na tomada de decisões, é também tornar as aulas de matemática mais atrativas e significativas, desenvolvendo o pensamento lógico e criativo do aluno, estimulando à participar em atividades competitivas, entre elas Olimpíadas de Matemática aplicadas em âmbito regional e ou nacional, despertando o interesse dos alunos pela gestão financeira, uma vez que esta figura entre os principais problemas sociais da atualidade.O Ensino da Educação Matemática Financeira tem sido de grande importância para fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais sobre finanças pessoais, investime" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID16392_TB7626_11062024212514.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DESIDÉRIA DANTAS LOPES SILVA" "autor_nome_curto" => "DESIDÉRIA SILVA" "autor_email" => "desideria.silva1@professor.pb.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114226 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7626 "inscrito_id" => 16392 "titulo" => "UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA" "resumo" => "O Ensino da Educação Matemática Financeira tem sido de grande importância para fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais sobre finanças pessoais, investimento e economia. Nessa perspectiva, são abordados os conceitos básicos da matemática financeira, buscando aspectos teóricos e práticos no desenvolvimento de uma postura investigativa, reflexiva e crítica do aluno em relação aos temas da atualidade e a tomadas de decisões financeiramente consciente e responsável. Além de uma proposta metodológica para o Ensino da Matemática Financeira na tomada de decisões, é também tornar as aulas de matemática mais atrativas e significativas, desenvolvendo o pensamento lógico e criativo do aluno, estimulando à participar em atividades competitivas, entre elas Olimpíadas de Matemática aplicadas em âmbito regional e ou nacional, despertando o interesse dos alunos pela gestão financeira, uma vez que esta figura entre os principais problemas sociais da atualidade.O Ensino da Educação Matemática Financeira tem sido de grande importância para fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais sobre finanças pessoais, investime" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID16392_TB7626_11062024212514.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DESIDÉRIA DANTAS LOPES SILVA" "autor_nome_curto" => "DESIDÉRIA SILVA" "autor_email" => "desideria.silva1@professor.pb.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Ensino da Educação Matemática Financeira tem sido de grande importância para fornecer aos alunos conhecimentos fundamentais sobre finanças pessoais, investimento e economia. Nessa perspectiva, são abordados os conceitos básicos da matemática financeira, buscando aspectos teóricos e práticos no desenvolvimento de uma postura investigativa, reflexiva e crítica do aluno em relação aos temas da atualidade e a tomadas de decisões financeiramente consciente e responsável. Além de uma proposta metodológica para o Ensino da Matemática Financeira na tomada de decisões, é também tornar as aulas de matemática mais atrativas e significativas, desenvolvendo o pensamento lógico e criativo do aluno, estimulando à participar em atividades competitivas, entre elas Olimpíadas de Matemática aplicadas em âmbito regional e ou nacional, despertando o interesse dos alunos pela gestão financeira, uma vez que esta figura entre os principais problemas sociais da atualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.