CIBERESPAÇO UM NOVO MARCO FILOSÓFICO, PORÉM VELHOS DESAFIOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112062 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4542 "inscrito_id" => 11885 "titulo" => "CIBERESPAÇO UM NOVO MARCO FILOSÓFICO, PORÉM VELHOS DESAFIOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ciberespaço representa um novo marco filosófico, trazendo consigo oportunidades inéditas, mas também velhos desafios para a atuação docente no Ensino Médio. A utilização da expressão "Novo marco filosófico" indica que o ciberespaço traz consigo uma mudança essencial na maneira como se ensina os princípios fundamentais da Filosofia. Pretende-se com a comunicação, socializar as reflexões e sistematizações feitas em torno das experiências como docente da Rede Estadual de Ensino da Bahia, fomentando debates acerca da conexão entre o Ensino de Filosofia e o Ciberespaço na perspectiva dos docentes. O relato surge das preocupações e discussões decorrentes dos desafios enfrentados pela autora enquanto docente há treze anos em exercício no Ensino Médio da rede pública estadual. Esse período abrange momentos cruciais, como a inserção das tecnologias digitais no cenário educacional, as repercussões da pandemia de Covid-19 e a introdução do Novo Ensino Médio, que impactaram drasticamente o cenário educacional brasileiro. Destacam-se os efeitos desses movimentos no quesito práticas metodológicas, tanto positivos quanto negativos sobre a atuação docente, que precisam ser problematizados e agregados como aprendizagens para o desenvolvimento profissional de professores, proporcionando-lhes ferramentas e recursos para aprimorar suas habilidades e abordagens de ensino, culminando em melhorias na educação pública. Entre os pontos positivos uma infinidade de recursos e possibilidades para o ensino de Filosofia. Por outro lado, observa-se dificuldades ao desenvolver nos estudantes a reflexão sobre o impacto ético e social das tecnologias. Portanto, a temática apresenta desafios tanto antigos quanto novos, exigindo dos docentes uma constante adaptação e inovação. Esta produção tem o potencial não apenas de impactar positivamente a prática educacional, mas também contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, tendo em vista a preparação dos estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, que demanda habilidades e competências diversas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11885_TB4542_07102024193923.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA OLIVEIRA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luana7oliveira16@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112062 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4542 "inscrito_id" => 11885 "titulo" => "CIBERESPAÇO UM NOVO MARCO FILOSÓFICO, PORÉM VELHOS DESAFIOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ciberespaço representa um novo marco filosófico, trazendo consigo oportunidades inéditas, mas também velhos desafios para a atuação docente no Ensino Médio. A utilização da expressão "Novo marco filosófico" indica que o ciberespaço traz consigo uma mudança essencial na maneira como se ensina os princípios fundamentais da Filosofia. Pretende-se com a comunicação, socializar as reflexões e sistematizações feitas em torno das experiências como docente da Rede Estadual de Ensino da Bahia, fomentando debates acerca da conexão entre o Ensino de Filosofia e o Ciberespaço na perspectiva dos docentes. O relato surge das preocupações e discussões decorrentes dos desafios enfrentados pela autora enquanto docente há treze anos em exercício no Ensino Médio da rede pública estadual. Esse período abrange momentos cruciais, como a inserção das tecnologias digitais no cenário educacional, as repercussões da pandemia de Covid-19 e a introdução do Novo Ensino Médio, que impactaram drasticamente o cenário educacional brasileiro. Destacam-se os efeitos desses movimentos no quesito práticas metodológicas, tanto positivos quanto negativos sobre a atuação docente, que precisam ser problematizados e agregados como aprendizagens para o desenvolvimento profissional de professores, proporcionando-lhes ferramentas e recursos para aprimorar suas habilidades e abordagens de ensino, culminando em melhorias na educação pública. Entre os pontos positivos uma infinidade de recursos e possibilidades para o ensino de Filosofia. Por outro lado, observa-se dificuldades ao desenvolver nos estudantes a reflexão sobre o impacto ético e social das tecnologias. Portanto, a temática apresenta desafios tanto antigos quanto novos, exigindo dos docentes uma constante adaptação e inovação. Esta produção tem o potencial não apenas de impactar positivamente a prática educacional, mas também contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, tendo em vista a preparação dos estudantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, que demanda habilidades e competências diversas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11885_TB4542_07102024193923.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA OLIVEIRA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luana7oliveira16@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }