Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. Trata-se de uma investigação bibliográfica e documental acerca da formação docente e formação continuada de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica - EPT. O objetivo geral da pesquisa é analisar os processos de formação continuada de docentes para a EPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. O que por sua vez responde à questão investigativa sobre os impactos da formação continuada para a construção de uma educação integral. O referencial teórico, traz as contribuições de Nóvoa (2022) sobre a formação de professores; de Saviani (2011) acerca da pedagogia histórico-crítica, para conceber o processo ensino aprendizagem, e o trabalho docente na EPT conforme Moura (2014). Quanto aos procedimentos metodológicos, estes orientam-se à luz do paradigma interpretativista conforme Ribeiro et al. (2023), para a compreensão do mundo/cotidiano a partir das perspectivas dos sujeitos participantes da pesquisa. As técnicas utilizadas para a produção dos dados foram a pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, e entrevistas com os docentes do IFCE campus Ubajara. Os resultados da pesquisa apontam para dissonância entre processos de formação docente e a Educação Integral, pela ausência de políticas voltadas para a formação continuada de docentes para a EPT.