A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que permite demostrar elementos virtuais ao mundo “real”. Na educação, a RA pode se configurar como um recurso didático digital contribuindo para a compreensão da semiótica de modelos científicos, como no caso do ensino de Biologia. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi analisar o uso de um aplicativo de RA para o ensino de Divisão Celular com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do estado de Pernambuco. Para isso, uma pesquisa qualitativa foi realizada em quatro etapas: (i) aula prévia expositiva-dialogada sobre divisão celular; (ii) elaboração de mapa conceitual pelos estudantes; (iii) utilização do aplicativo de RA; (iv) análise das percepções dos estudantes sobre a atividade. Ademais, todas as etapas da pesquisa seguiram os pressupostos do modelo da Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA): Papel Docente, Protagonismo do Estudante, Suporte das Tecnologias, Aprendizagem e Avaliação. Os resultados mostram que os estudantes exploraram as diferentes fases da mitose e suas estruturas celulares relacionadas, observando a divisão celular em tempo real, conhecendo e interagindo em cada etapa desse processo, seguindo os pilares propostos na ATA. Observou-se que a utilização da RA no ensino de biologia aumentou o engajamento dos estudantes, estimulou o protagonismo, tornando os conteúdos mais acessíveis e compreensíveis, além de possibilitar que o aprendizado seja mais imersivo e interativo, atendendo ao que preconiza os pilares da ATA. Dessa forma, compreende-se que a tecnologia de RA atrelada aos pilares da ATA pode proporcionar uma experiência mais envolvente, permitindo que os estudantes explorassem conceitos complexos de forma mais dinâmica e ativa.