Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO PEDAGÓGICO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE MATEMÁTICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Estamos vivendo a era da informação e comunicação, em que o cenário educacional é submetido a mudanças diariamente, conforme observamos via documentos norteadores da educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional Comum Formação (BNC-Formação). Diante disso, compreende-se por meio de resultados de avaliações externas, que o ensino de Matemática, representa uma das disciplinas de maior nível de dificuldade, conforme observa-se nas menções feitas por alunos. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho foi de apresentar Objetos de Aprendizagem (OA) que auxiliassem na recomposição de aprendizagens essenciais de Matemática via oficinas na formação de professores. O percurso metodológico se caracterizou como qualitativo, por descrever desafios e possibilidades didáticos/pedagógicos visualizados na realização de oficinas formativas com o uso de OA, a partir da experimentação de sequências didáticas, vivenciadas mediante a iniciativa Foco na Aprendizagem, no componente curricular de Matemática, no ano de 2023, com Professores Coordenadores de Área (PCA) de Matemática, das Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR). Entre os resultados, identificou que os OA, que são recursos educacionais produzidos com finalidades para o ensino de determinados conceitos, auxiliaram no processo formativo, contribuindo inclusive com as premissas já usadas nesta iniciativa, como a Avaliação Diagnóstica (AD) e o Material Didático Estruturado (MDE). Por fim, percebe-se que a partir dos relatos dos professores de Matemática em formação, participantes desta iniciativa, tais ações vem contribuindo na mobilização e ressignificação de conhecimentos matemáticos, no estado do Ceará.

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