Este trabalho aborda a temática da Educação para as Relações Étnico Raciais no interior das Escolas Públicas da Cidade de São Paulo, de maneira específica tomando como base o “Currículo da Cidade-educação antirracista: orientações pedagógicas” , construído coletivamente na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo no ano de 2022. A discriminação racial está presente no nosso cotidiano, interfere na promoção da educação pública de qualidade e dadas suas raízes históricas e estruturais, demanda um conjunto de fatores para a sua superação, incluindo a atuação e a participação da sociedade civil. Se por um lado os conflitos são inerentes aos indivíduos, há estudos que afirmam que no interior da escola, a indisciplina/conflitos/incivilidades estão entre os fatores que mais dificultam o seu funcionamento e acreditamos que alinhados a estes encontram-se situações que podem e certamente reproduzem o racismo e suas diversas formas de preconceitos e de intolerância, exigindo dos(as) educadores(as) intervenções pedagógicas urgentes e eficazes. Enquanto gestoras educacionais, as autoras deste estudo tem como objetivo, por meio da revisão bibliográfica, verificar de que maneira a Escola Pública pode fortalecer as orientações do Currículo Antirracista e a formação cidadã dos seus sujeitos, na perspectiva da implementação das políticas públicas de combate ao racismo, tomando como base a análise aprofundada e sistematizada dos próprios conflitos e tendo na Equipe Gestora da Unidade a centralidade dessa articulação e dos encaminhamentos que se fizerem necessários. Esperamos que os dados obtidos apresentem contribuições que sinalizem possibilidades de diálogo/ações, internos e externos, bem como parcerias entre território e escola que se traduzam em conexões horizontalizadas e intersetoriais para a implementação das políticas públicas antirracistas no âmbito da Escola Pública e com isso o fortaleçam a inclusão social, a diversidade, a pluralidade e a cidadania no sistema educacional.