APROXIMAÇÕES ENTRE O PAPEL DOS(AS) GESTORES(AS) EDUCACIONAIS E A ATENÇÃO/TRATAMENTO AOS CONFLITOS NA ESCOLA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 E A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E COMBATE AO RACISMO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO PAULO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112779 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5556 "inscrito_id" => 14304 "titulo" => "APROXIMAÇÕES ENTRE O PAPEL DOS(AS) GESTORES(AS) EDUCACIONAIS E A ATENÇÃO/TRATAMENTO AOS CONFLITOS NA ESCOLA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 E A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E COMBATE AO RACISMO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO PAULO." "resumo" => "Este trabalho aborda a temática da Educação para as Relações Étnico Raciais no interior das Escolas Públicas da Cidade de São Paulo, de maneira específica tomando como base o “Currículo da Cidade-educação antirracista: orientações pedagógicas” , construído coletivamente na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo no ano de 2022. A discriminação racial está presente no nosso cotidiano, interfere na promoção da educação pública de qualidade e dadas suas raízes históricas e estruturais, demanda um conjunto de fatores para a sua superação, incluindo a atuação e a participação da sociedade civil. Se por um lado os conflitos são inerentes aos indivíduos, há estudos que afirmam que no interior da escola, a indisciplina/conflitos/incivilidades estão entre os fatores que mais dificultam o seu funcionamento e acreditamos que alinhados a estes encontram-se situações que podem e certamente reproduzem o racismo e suas diversas formas de preconceitos e de intolerância, exigindo dos(as) educadores(as) intervenções pedagógicas urgentes e eficazes. Enquanto gestoras educacionais, as autoras deste estudo tem como objetivo, por meio da revisão bibliográfica, verificar de que maneira a Escola Pública pode fortalecer as orientações do Currículo Antirracista e a formação cidadã dos seus sujeitos, na perspectiva da implementação das políticas públicas de combate ao racismo, tomando como base a análise aprofundada e sistematizada dos próprios conflitos e tendo na Equipe Gestora da Unidade a centralidade dessa articulação e dos encaminhamentos que se fizerem necessários. Esperamos que os dados obtidos apresentem contribuições que sinalizem possibilidades de diálogo/ações, internos e externos, bem como parcerias entre território e escola que se traduzam em conexões horizontalizadas e intersetoriais para a implementação das políticas públicas antirracistas no âmbito da Escola Pública e com isso o fortaleçam a inclusão social, a diversidade, a pluralidade e a cidadania no sistema educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14304_TB5556_23052024202133.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KENYA PAULA GONSALVES DA SILVA MUNHOZ" "autor_nome_curto" => "KENYA" "autor_email" => "kenyalavanda@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112779 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5556 "inscrito_id" => 14304 "titulo" => "APROXIMAÇÕES ENTRE O PAPEL DOS(AS) GESTORES(AS) EDUCACIONAIS E A ATENÇÃO/TRATAMENTO AOS CONFLITOS NA ESCOLA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/2008 E A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E COMBATE AO RACISMO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO PAULO." "resumo" => "Este trabalho aborda a temática da Educação para as Relações Étnico Raciais no interior das Escolas Públicas da Cidade de São Paulo, de maneira específica tomando como base o “Currículo da Cidade-educação antirracista: orientações pedagógicas” , construído coletivamente na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo no ano de 2022. A discriminação racial está presente no nosso cotidiano, interfere na promoção da educação pública de qualidade e dadas suas raízes históricas e estruturais, demanda um conjunto de fatores para a sua superação, incluindo a atuação e a participação da sociedade civil. Se por um lado os conflitos são inerentes aos indivíduos, há estudos que afirmam que no interior da escola, a indisciplina/conflitos/incivilidades estão entre os fatores que mais dificultam o seu funcionamento e acreditamos que alinhados a estes encontram-se situações que podem e certamente reproduzem o racismo e suas diversas formas de preconceitos e de intolerância, exigindo dos(as) educadores(as) intervenções pedagógicas urgentes e eficazes. Enquanto gestoras educacionais, as autoras deste estudo tem como objetivo, por meio da revisão bibliográfica, verificar de que maneira a Escola Pública pode fortalecer as orientações do Currículo Antirracista e a formação cidadã dos seus sujeitos, na perspectiva da implementação das políticas públicas de combate ao racismo, tomando como base a análise aprofundada e sistematizada dos próprios conflitos e tendo na Equipe Gestora da Unidade a centralidade dessa articulação e dos encaminhamentos que se fizerem necessários. Esperamos que os dados obtidos apresentem contribuições que sinalizem possibilidades de diálogo/ações, internos e externos, bem como parcerias entre território e escola que se traduzam em conexões horizontalizadas e intersetoriais para a implementação das políticas públicas antirracistas no âmbito da Escola Pública e com isso o fortaleçam a inclusão social, a diversidade, a pluralidade e a cidadania no sistema educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14304_TB5556_23052024202133.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KENYA PAULA GONSALVES DA SILVA MUNHOZ" "autor_nome_curto" => "KENYA" "autor_email" => "kenyalavanda@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }