Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSERÇÃO DA ASTRONOMIA NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA PROPOSTA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113732
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6940
    "inscrito_id" => 15853
    "titulo" => "A INSERÇÃO DA ASTRONOMIA NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA PROPOSTA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa de mestrado intitulada A inserção da Astronomia no quinto ano do Ensino Fundamental - uma proposta para a Alfabetização Científica, na perspectiva dos Multiletramentos com vistas à Aprendizagem Significativa. A pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós graduação de Ensino em Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PPGEB/CAp-UERJ e investigou, sob a concepção da Aprendizagem Significativa, as contribuições de uma sequência didática para o processo de Alfabetização Científica, na perspectiva dos Multiletramentos. O escopo teórico da pesquisa articula os conceitos de Alfabetização Científica - Chassot (2000), de Aprendizagem Significativa – Moreira (2011), os Indicadores de Alfabetização Científica – Carvalho e Sasseron (2011) e a Pedagogia dos Multiletramentos – Rojo (1998, 2012). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento e aplicação de um curso de atualização para professores do Ensino Fundamental, com a temática Astronomia. O objeto desse estudo foi um grupo de professores que lecionam no Ensino Fundamental, em diversas redes de ensino e em diferentes regiões brasileiras. A técnica de Triangulação de Dados – Marcondes & Brisola (2014) foi utilizada para análise dos dados obtidos juntos aos professores participantes do curso. Os resultados demonstraram que os professores consideraram relevante a proposta de ensino-aprendizagem embasada nos recursos multimodais para o estímulo à Alfabetização Científica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15853_TB6940_27102024122753.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DA SILVA SANTOS BEAUBERNARD"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "dhanielle1980@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113732
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6940
    "inscrito_id" => 15853
    "titulo" => "A INSERÇÃO DA ASTRONOMIA NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - UMA PROPOSTA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa de mestrado intitulada A inserção da Astronomia no quinto ano do Ensino Fundamental - uma proposta para a Alfabetização Científica, na perspectiva dos Multiletramentos com vistas à Aprendizagem Significativa. A pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós graduação de Ensino em Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PPGEB/CAp-UERJ e investigou, sob a concepção da Aprendizagem Significativa, as contribuições de uma sequência didática para o processo de Alfabetização Científica, na perspectiva dos Multiletramentos. O escopo teórico da pesquisa articula os conceitos de Alfabetização Científica - Chassot (2000), de Aprendizagem Significativa – Moreira (2011), os Indicadores de Alfabetização Científica – Carvalho e Sasseron (2011) e a Pedagogia dos Multiletramentos – Rojo (1998, 2012). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento e aplicação de um curso de atualização para professores do Ensino Fundamental, com a temática Astronomia. O objeto desse estudo foi um grupo de professores que lecionam no Ensino Fundamental, em diversas redes de ensino e em diferentes regiões brasileiras. A técnica de Triangulação de Dados – Marcondes & Brisola (2014) foi utilizada para análise dos dados obtidos juntos aos professores participantes do curso. Os resultados demonstraram que os professores consideraram relevante a proposta de ensino-aprendizagem embasada nos recursos multimodais para o estímulo à Alfabetização Científica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15853_TB6940_27102024122753.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DA SILVA SANTOS BEAUBERNARD"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE"
    "autor_email" => "dhanielle1980@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa de mestrado intitulada A inserção da Astronomia no quinto ano do Ensino Fundamental - uma proposta para a Alfabetização Científica, na perspectiva dos Multiletramentos com vistas à Aprendizagem Significativa. A pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós graduação de Ensino em Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PPGEB/CAp-UERJ e investigou, sob a concepção da Aprendizagem Significativa, as contribuições de uma sequência didática para o processo de Alfabetização Científica, na perspectiva dos Multiletramentos. O escopo teórico da pesquisa articula os conceitos de Alfabetização Científica - Chassot (2000), de Aprendizagem Significativa – Moreira (2011), os Indicadores de Alfabetização Científica – Carvalho e Sasseron (2011) e a Pedagogia dos Multiletramentos – Rojo (1998, 2012). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento e aplicação de um curso de atualização para professores do Ensino Fundamental, com a temática Astronomia. O objeto desse estudo foi um grupo de professores que lecionam no Ensino Fundamental, em diversas redes de ensino e em diferentes regiões brasileiras. A técnica de Triangulação de Dados – Marcondes & Brisola (2014) foi utilizada para análise dos dados obtidos juntos aos professores participantes do curso. Os resultados demonstraram que os professores consideraram relevante a proposta de ensino-aprendizagem embasada nos recursos multimodais para o estímulo à Alfabetização Científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.