Este trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa de mestrado intitulada A inserção da Astronomia no quinto ano do Ensino Fundamental - uma proposta para a Alfabetização Científica, na perspectiva dos Multiletramentos com vistas à Aprendizagem Significativa. A pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós graduação de Ensino em Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PPGEB/CAp-UERJ e investigou, sob a concepção da Aprendizagem Significativa, as contribuições de uma sequência didática para o processo de Alfabetização Científica, na perspectiva dos Multiletramentos. O escopo teórico da pesquisa articula os conceitos de Alfabetização Científica - Chassot (2000), de Aprendizagem Significativa – Moreira (2011), os Indicadores de Alfabetização Científica – Carvalho e Sasseron (2011) e a Pedagogia dos Multiletramentos – Rojo (1998, 2012). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que os dados foram obtidos a partir do desenvolvimento e aplicação de um curso de atualização para professores do Ensino Fundamental, com a temática Astronomia. O objeto desse estudo foi um grupo de professores que lecionam no Ensino Fundamental, em diversas redes de ensino e em diferentes regiões brasileiras. A técnica de Triangulação de Dados – Marcondes & Brisola (2014) foi utilizada para análise dos dados obtidos juntos aos professores participantes do curso. Os resultados demonstraram que os professores consideraram relevante a proposta de ensino-aprendizagem embasada nos recursos multimodais para o estímulo à Alfabetização Científica.