O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do governo brasileiro destinada a promover a formação prática de estudantes de licenciatura em diversas áreas, incluindo as Ciências. Este programa desempenha um papel crucial na preparação dos futuros professores, oferecendo-lhes experiências práticas em sala de aula desde o início de sua formação acadêmica. O objetivo deste estudo é avaliar a contribuição do PIBID para a formação de professores de Ciências, analisando suas influências na qualidade do ensino e no desenvolvimento profissional dos bolsistas. Este estudo foi conduzido por meio de uma revisão de literatura abrangente, analisando artigos acadêmicos, relatórios institucionais e dissertações que abordam a implementação e os impactos do PIBID nas Ciências. Foram utilizadas bases de dados como Google Scholar, Scielo e CAPES para identificar estudos relevantes publicados nos últimos dez anos. Os dados foram sistematicamente revisados e sintetizados para identificar temas e padrões recorrentes. Os resultados indicam que o PIBID tem um impacto positivo significativo na formação de professores de Ciências. Os bolsistas relatam um aumento na confiança em sala de aula, desenvolvimento de habilidades pedagógicas e maior compreensão das teorias educacionais aplicadas à prática. Além disso, o programa contribui para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências nas escolas parceiras, promovendo práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas. Este estudo conclui que o PIBID é uma ferramenta essencial para a formação de professores de Ciências, proporcionando experiências práticas valiosas e incentivando a adoção de metodologias de ensino eficazes. Para maximizar seus benefícios, recomenda-se a continuidade e expansão do programa, bem como a integração de feedback contínuo de todos os envolvidos para aprimorar suas práticas e resultados.